– Bug no Windows 11 está deixando jogos e vídeos vermelhos
– Microsoft confirmou o problema e já lançou atualização opcional
– Usuários devem pausar updates opcionais
Na última segunda-feira (03), o PC World publicou que um bug recentemente confirmado pela Microsoft está causando um tom avermelhado inesperado em jogos e vídeos no Windows 11.
O problema começa após a instalação de uma atualização opcional, e já afetou usuários que se depararam com telas estranhas em meio à partida.
Segundo reportagens, após instalar a atualização opcional KB5064081 (lançada em agosto), alguns usuários começaram a notar que jogos e vídeos apresentavam uma coloração vermelha que não existia antes.
A Microsoft reconheceu o problema formalmente, afirmando que “alguns vídeos e jogos podem aparecer inesperadamente vermelhos” após a instalação desse pacote. Além disso, também foi reportado um problema relacionado à atualização de telas parciais quando um aplicativo em tela cheia está ativo.
Causa e estado atual

Vale destacar que o foco está na renderização de cores do sistema, principalmente em conjuntos que utilizam HDR ou perfis de cor avançados. O bug parece interagir com a pipeline de vídeo/monitor do sistema operacional, alterando a forma como as cores são mapeadas, o que resulta no tom vermelho.
No mais, a boa notícia é que a Microsoft já liberou a atualização KB5067036, que traz correções para o problema de cor vermelha e para o issue de atualização parcial de tela.
O que os usuários devem fazer
Verifique se o seu sistema instalou KB5064081 ou outra atualização relacionada à linha de agosto. Se sim e você está com o bug, aguarde ou instale o patch KB5067036 quando disponível;
Como medida temporária, desative o HDR ou troque perfis de cor, pois para alguns usuários isso mitigou parcialmente o efeito de tela avermelhada;
Para máquinas de jogo, considere adiar atualizações opcionais ou “preview” até que o patch esteja confirmado e estável, para evitar bugs visuais que prejudiquem a experiência;
Se o bug já estiver presente, verifique também drivers de GPU atualizados, pois embora o problema seja no sistema, a interação com drivers e hardware pode agravar o efeito.