Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Montamos uma configuração para podcast, veja equipamentos e os componentes

0

O podcast é um programa gravado que permite ao ouvinte escutá-lo quando quiser, e está disponível em plataformas de streaming, sites ou para download. Desde 2019, o setor está em alta, e na pandemia, onde as pessoas passam muito tempo em casa, este tipo de conteúdo teve um grande aumento de popularidade. Por isso, mostraremos hoje a melhor configuração para um bom podcast, incluindo equipamentos e o PC para uso.

Vale lembrar que a Pichau tem um podcast, o Prucast, transmitido ao vivo no YouTube 3 vezes por semana, trazendo variedades e tecnologia em um papo descontraído. Está disponível também em todas as plataformas de streaming.

Gravação e Software

Inicialmente, é necessária uma base para realização da transmissão ao vivo e da gravação do nosso programa. É uma central de controle. Para isso, utilizamos um computador simples com somente um monitor e, para realizar a stream, utilizamos o software OBS Studio. Além disso, utilizamos o Script Animated-Lower-Thirds, onde colocamos os anunciantes.

Captura e Recepção de Vídeo

A mesa de corte ATEM Mini é a responsável por facilitar nosso trabalho de captura e recepção de vídeo. Com ela, o profissional não precisa realizar o trabalho repetitivo de clicar em hot keys pelo OBS e ficar alternando câmeras. Ressaltamos que este componente não é necessário para webcams USB, visto que o ATEM recebe uma entrada HDMI e converte em USB-C para o PC.

Utilizamos uma configuração com duas câmeras Canon 70D, que são o suficiente para transmissão em Full HD e 30 FPS. Ressaltamos que, não só esse, mas todos os equipamentos citados podem ser outros e tudo depende do nível que se deseja no podcast. Para evitar que nossa câmera desligue, além de um adaptador que alimenta nossa bateria constantemente, utilizamos o Magic Lantern, que impede que ela desligue após 30 minutos ininterruptos de uso, uma medida de segurança para evitar que a 70D aqueça.

Computador para stream

Para streamar o Prucast, utilizamos um computador com a seguinte configuração:

***OBS: Algumas das peças não estão em estoque, então deixaremos semelhantes para um PC gamer ideal de podcast que NÓS utilizamos.

Captura e Recepção de Áudio

No Prucast, são três hosts e um convidado. Sendo assim, são quatro microfones AKG D5, cada um com um braço articulado e cabos XLR. Usamos também fones para retorno de áudio também da AKG, de modelo K52. O amplificador é um Behringer HA400 ligado numa mesa de áudio Scarlett 18i8.

Abaixo, está um fluxograma para uma melhor visualização dos processos:

Podcast
Imagem: Pichau

Confira também: Ganhe o Dirt 5 comprando um computador AMD!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x