Conforme publicado pela Reuters nesta quarta-feira (09), o Google anunciou o lançamento do Ironwood, mais novo chip de inteligência artificial (IA) da marca, projetado para competir diretamente com as GPUs da NVIDIA.
Apresentada durante a conferência Cloud Next 2025 em Las Vegas, a novidade é a sétima geração de processadores desenvolvidos internamente pela empresa e promete oferecer desempenho mais de dez vezes superior ao de seu antecessor. O esperado é que o chip esteja disponível para clientes da nuvem até o final de 2025.
- Estratégia mexicana da NVIDIA pode driblar tarifas de Trump, entenda
- Rússia aplica multa no Google de US$20 decilhões, 23 vezes mais que todo dinheiro do mundo
Desempenho e eficiência energética

O Ironwood foi projetado especificamente para tarefas de inferência em IA, que exigem respostas em tempo real, como em chatbots e assistentes virtuais. O chip oferece o dobro de desempenho por unidade de energia em comparação com o modelo anterior, o Trillium.
Capacidade de escala
Uma outra característica notável do Ironwood é a capacidade de integração em clusters de até 9.216 chips, permitindo o processamento eficiente de modelos de IA de grande escala.
Além disso, o chip incorpora funções de variantes anteriores e expande a capacidade de memória, otimizando o desempenho em aplicações complexas de IA.
Concorrência com a NVIDIA
Vale lembrar que a NVIDIA domina o mercado de chips de IA, com uma participação de 90% no segmento. No entanto, empresas como o Google estão desenvolvendo seus próprios processadores para reduzir a dependência de fornecedores externos e oferecer alternativas competitivas.
Ao que tudo indica, o lançamento do Ironwood é um mais um passo importante nessa direção, posicionando a gigante como concorrente direta da verdinha no setor de hardware para IA.
Foi revelado também que o Google planeja disponibilizar o lançamento para seus clientes de nuvem até o final de 2025, ampliando as opções para empresas que buscam soluções eficientes e escaláveis em IA.
Por fim, a empresa fez questão de frisar que continua investindo no desenvolvimento de novos modelos de IA, como o Gemini, que poderão se beneficiar do desempenho aprimorado proporcionado pelo Ironwood.