– XeSS 3 permitirá gerar até 3 frames interpolados entre frames reais (modo 4×)
– Suporte previsto para todas as GPUs Intel Arc com hardware XMX
– Combina melhoria visual com riscos de latência
Conforme publicado pelo WCCFTech nesta quinta-feira (09), a Intel revelou oficialmente o XeSS 3 (Xe Super Sampling), que traz uma nova funcionalidade chamada Multi-Frame Generation (MFG), permitindo gerar até 4 frames (quadros) entre os renderizados “tradicionalmente”.
O salto coloca o recurso em pé de igualdade com tecnologias concorrentes (como DLSS com geração múltipla de frames) e amplia a eficiência visual nos jogos que adotarem a nova versão.
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Na prática, o que a Intel está propondo é que ao invés de gerar apenas um quadro interpolado entre dois frames “reais”, o XeSS 3 com MFG poderá gerar até três quadros adicionais interpolados, aumentando a fluidez percebida, totalizando até 4 quadros por “ciclo”.
A técnica utiliza vetores de movimento (motion vectors), buffers de profundidade e redes ópticas para “prever” e sintetizar os quadros intermediários. No entanto, a geração de frames extras implica algum custo em termos de latência e recursos de GPU.
Compatibilidade e suporte em GPUs Arc
Um dos pontos mais significativos do anúncio é que o XeSS 3 com MFG será compatível com todas as GPUs Intel Arc que possuem hardware XMX. Isso inclui modelos futuros e já existentes, com a promessa de estender o suporte até mesmo para GPUs mais antigas (arquitetura Xe1), embora esse último ponto possa depender de limitações técnicas e da adoção pelos fabricantes.
Além disso, a azulzinha mantém compatibilidade com jogos que já suportam XeSS 2, ou seja, esses títulos poderão receber o upgrade para XeSS 3/MFG sem precisar de reescrita completa da API. Também será disponibilizada uma opção de “override” no software de drivers gráficos da Intel, permitindo que usuários escolham entre modos como 2×, 3× ou 4× geração de frames.
