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Intel prepara geração múltipla de quadros no XeSS

Se confirmado, MFG permitiria inserir até três quadros entre dois quadros nativos

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– Arquivos de driver da Intel revelam menções a “Multi-Frame Generation (XeSS)” com logo sugestiva, indicando testes internos
– Se implementado, MFG permitiria interpolar múltiplos quadros entre frames reais, semelhantemente ao DLSS 4 da NVIDIA
– Riscos incluem latência, artefatos visuais e exigências de hardware e suporte por parte dos jogos

Segundo publicado pelo Tom’s Hardware nesta quarta-feira (24), surgiram indícios em arquivos de drivers da Intel de que o XeSS (Xe Super Sampling) pode estar preparando a chegada de um recurso descrito como “Multi-Frame Generation (MFG)”, que permitiria gerar múltiplos quadros interpolados entre quadros renderizados nativamente, elevando o ganho de desempenho visual, semelhante ao que a NVIDIA fez com seu DLSS 4.

O principal indício veio de um usuário do Reddit, que examinou os arquivos de instalação do software gráfico da azulzinha e encontrou uma seção chamada “Multi-Frame Generation (XeSS)” presente no arquivo GraphicsFeaturesPane.xaml.

Além disso, o trecho contém uma logo sugestiva de três quadros sobrepostos, o que parece apontar para um recurso de interpolação múltipla. No entanto, como destacam os analistas, esse tipo de referência em driver não necessariamente garante que o recurso será ativado ou liberado ao público, e pode estar ali como placeholder, nome interno ou referência a desenvolvimento futuro.

Comparação com DLSS

Driver Built XeSS Frame Generation Might be on the way.
byu/Organic-Bird-587 inIntelArc

A tecnologia DLSS 4 da NVIDIA já suporta Multi-Frame Generation, permitindo inserir até 3 quadros interpolados entre dois quadros nativos para suavizar o movimento ou elevar a taxa perceptiva de quadros. Se a Intel efetivar um MFG no XeSS, entraria diretamente na disputa com a NVIDIA, rivalizando em features de aceleração visual com uso de IA.

Hoje, o XeSS já conta com recurso de geração de quadros simples (frame generation) dentro da suíte de upscaling e está sendo expandido para funcionar em GPUs de outros fabricantes (via XeSS SDK 2.1).

Potenciais desafios técnicos e riscos

  • Latência / input lag: quanto mais quadros interpolados entre quadros reais, mais difícil é manter baixo o atraso de entrada

  • Qualidade visual e artefatos: interpolar muitos quadros pode causar borrões, ghosting ou tremulação, especialmente em cenas complexas

  • Requisitos de hardware: para realizar MFG de forma eficiente, são necessários núcleos neurais / hardware dedicado ou otimizações de software pesadas

  • Suporte de jogos / engines: para que o recurso se torne útil, desenvolvedores precisarão adotar ou compatibilizar o MFG nos motores gráficos

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