Conforme publicado pelo Tom’s Hardware na última segunda-feira (12), a Western Digital (WD) anunciou um investimento estratégico em uma startup alemã que promete transformar o futuro do armazenamento digital.
A empresa em questão, chamada Cerabyte, é especializada em uma tecnologia baseada em cerâmica aplicada sobre vidro, e desenvolve soluções voltadas para arquivamento de dados em escala gigantesca e com durabilidade sem precedentes.
- SanDisk lança o SSD mais rápido do mundo: conheça o WD Black SN8100
- Western Digital anuncia reestruturação e deixa importante setor
Nova tecnologia aguentará mais
Essa tecnologia é projetada para resistir aos elementos mais destrutivos: calor extremo, radiação, umidade, salinidade, corrosão e até pulsos eletromagnéticos. Em testes recentes, os dispositivos suportaram banhos em água salgada fervente e altas temperaturas sem perder dados, demonstrando um nível de resistência muito além dos sistemas tradicionais.
Vale destacar que a proposta é ousada: criar um meio de armazenamento que dure milênios, literalmente. Com potencial para guardar informações por até 5.000 anos, a tecnologia mira aplicações em arquivamento histórico, governamental, científico e corporativo, nos quais a preservação de dados críticos é uma prioridade.
Escalabilidade também é destaque
Além da robustez, outro diferencial é a escalabilidade. A empresa planeja oferecer uma plataforma híbrida para arquivos ativos, unindo diferentes abordagens de armazenamento com o objetivo de atender à demanda explosiva prevista para a chamada era do Yottabyte.
No mais, a Western Digital destacou que esse investimento está alinhado com sua visão de expandir o alcance das soluções de armazenamento para cenários de uso de longo prazo. A parceria pretende acelerar a transição dessa inovação para o mercado, com o objetivo de tornar o armazenamento permanente acessível em escala industrial.
Por fim, ambas as empresas compartilham uma meta ambiciosa: reduzir o custo do armazenamento para menos de um dólar por terabyte até o fim da década, algo impensável com as tecnologias atuais.