Ícone do site Pichau Arena

Escassez de placas de vídeo continuará até o final de 2021, prevê NVIDIA

placas de vídeo

Imagem: NVIDIA/Reprodução

A atual crise enfrentada pelo mercado de hardware, que influencia principalmente placas de vídeo, já não é nenhum segredo. Todavia, todos querem saber até quando ela irá perdurar e, de acordo com a NVIDIA, a escassez e os preços elevados devem estar presentes até o fim de 2021.

A previsão foi feita por Colette Kress, CFO da NVIDIA, numa reunião realizada com investidores. Em janeiro deste ano, ela chegou a afirmar ainda que a oferta de placas de vídeo continuará muito fraca até o final de abril. Por isso, a aquisição de GPUs será uma problemática, especialmente para o público high-end que visa adquirir a série RTX 3000.

Kress disse também que pode ser que o estoque cresça até maio, mas mesmo assim será difícil encontrar as novas RTX disponíveis para compra no mercado, por conta da competição com os mineradores de criptomoedas.

Além disso, de acordo com a CFO, a NVIDIA encontra-se num período de transição, o que dificulta ainda mais a questão. A empresa está deixando de usar a arquitetura Turing, encontrada nas antigas placas de vídeo, e começando a implementar a Ampere, que equipa as novas RTXs.

Todavia, o crescimento quase que exponencial na busca de GPUs para a mineração de criptomoedas não é o principal fator que desequilibra o mercado. A grande responsável por isso é a crise mundial dos chips.

A TSCM, principal fabricante do ramo dos chips e fornecedora da NVIDIA, informou nesta quinta-feira (15) que as dificuldades para suprir o mercado podem continuar até o final do ano de 2022.

Confira também: “A NVIDIA está nos respondendo, e não o contrário”, afirma CEO da Intel

 

 

5 1 vote
Article Rating
Sair da versão mobile