Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Crescimento de nova criptomoeda faz preço de SSDs e HDs saltar

0

Há algum tempo, o mercado de hardware passa por uma fase turbulenta causada principalmente por três pilares: crise mundial no mercado de chips, pandemia e o crescimento exponencial de criptomoedas. Por mais que o “boom” no mercado das moedas virtuais seja o menos influente dentre os citados, continua sendo responsável por uma alta procura de placas de vídeo para atividades de mineração, o que aumenta o preço das GPUs, além de diminuir a oferta disponível no mercado.

Todavia, parece que a procura não se limitará apenas a placas de vídeo, visto que uma nova criptomoeda emergiu na China, que usa SSDs e HDs para mineração. Trata-se da Chia, criada por Bram Cohen, mesmo responsável pelo BitTorrent. Fazendo uso de unidades de armazenamento para mineração, a Chia exige menor gasto de energia quando comparada às criptomoedas tradicionais.

De acordo com a Time Finance, a nova criptomoeda já está causando alterações nos preços dos SSDs e HDs no continente asiático, e alguns componentes já tiveram um aumento de até 60,6%. O HD Exos X16 de 16 TB de Seagate, que custava US$ 508 e agora sai por US$ 816. A DigiTimes reforça o posicionamento, citando um “pânico no salto da procura de HDs de alta capacidade na China”.

HDs
Aumento no preço de HDs em valores e porcentagem – Imagem: manmanbuy

No caso dos SSDs, o mercado provavelmente será afetado em menor escala e, por isso, os preços não devem disparar tanto. Isso ocorre pois a mineração da Chia não está tão relacionada a velocidades de leitura e escrita, principais características de diferenciação dos SSDs.

A nova criptomoeda prioriza o TBW, que indica, em média, a quantidade de dados que podem ser armazenados na unidade até que a mesma comece a sofrer com desgastes. Os maiores valores de TBW normalmente estão em unidades que contam com uma maior capacidade de armazenamento.

Sabendo do potencial da Chia Coin, a fabricante chinesa de SSDs Jiahe Jinwei já anunciou que fabricará um modelo exclusivo para mineração dela. De acordo com o site da criptomoeda, ela entrará no processo de transação no blockchain a partir do dia 03 de maio.

Confira também: FireCuda, HDs Externos Da Seagate, Terão Até 16GB E Iluminação RGB

 

 

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x