Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Como instalar processadores Intel Core

1

Pouco tempo atrás, ensinamos a instalar os processadores AMD Ryzen. Agora, chegou a vez do tutorial de instalação das CPUs Intel Core, que dividem a quase hegemonia deste nicho com os Ryzen. A instalação é muito semelhante para qualquer geração, principalmente por conta dos formatos de cooler e de processador. Para uma melhor visualização de todo o processo, indicamos que assista também ao vídeo.

Para a instalação, são necessários três itens, sendo eles: Uma placa mãe com socket compatível, um processador Intel Core e um cooler box. Em nosso caso, estamos usando um i5-10400F, processador de décima geração, e uma H410M-E.

Primeiramente, é importante ressaltar que é necessário ter cuidado com os pinos que estão no socket da placa mãe. Diferentemente do que acontece em modelos da AMD, neste caso os pinos não ficam nos processadores Intel, mas sim na placa mãe. Sendo assim, não faça movimentos bruscos que possam entortar esses pinos, pois isso pode inutilizar a placa e fará com que ela perca a garantia.

Instalação do processador Intel Core

O primeiro passo é identificar o lado certo para o encaixe da CPU e, no caso da Intel, isso é bem fácil. Os processadores Core possuem 4 pontas, sendo que uma delas conta com uma setinha indicativa, ao invés de um pequeno círculo. Na trava do socket da placa mãe, também é possível observar uma setinha que, intuitivamente, mostra como deve ser feito o encaixe.

Feito isso, puxe a trava para baixo, e depois para cima, liberando o acesso ao socket. Por fim, sem nenhuma força, encaixe o processador e abaixe novamente a trava. Todavia, tome cuidado com o manuseio da sua CPU, segure pelas bordas laterais ou superiores. Assista ao vídeo anexado acima para ver melhor como tudo isso é feito.

Intel Core
Exemplo de visualização do processador Intel Core – Imagem: Pichau
Intel Core
Exemplo de visualização de uma placa mãe compatível – Imagem: Pichau

Instalação do Cooler Box

Para a instalação do Cooler Box, que garantirá a refrigeração do nosso processador, a primeira coisa que você deve fazer é encontrar os 4 pinos de fixação, que formam um quadrado. Na maioria dos processadores deste tipo, o cooler já acompanha pasta térmica, que vem na parte debaixo. Desta forma, não é necessária uma nova aplicação.

Intel Core
Exemplo de visualização dos furos encontrados na placa mãe para instalação do Cooler Box – Imagem: Pichau

Encaixe o Cooler Box sobre os quatro furos citados e pressione em formato de “X”. Primeiro, aperte as duas bordas diagonais, e depois as duas faltantes. Assim, será possível escutar um barulho de encaixe, que nada mais é do que o atrito dos materiais.

Por fim, falta alimentar nosso cooler, que precisa de energia elétrica para funcionar. Pegue o cabo de 4 pinos e o coloque na parte superior, onde está escrito “CPU-FAN”.

Confira também: Pichau Gaming Astro, o gabinete gamer para os amantes de LED

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x