Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Como escolher o seu CPU cooler para seu processador Ryzen

0

Antes de pensarmos no cooler, precisamos levar em consideração o barulho que achamos aceitável, a parte visual que queremos e a disposição do gabinete que irá comportar esse equipamento.

Os CPU’s cooler são separados em três categorias, mas iremos trabalhar com apenas duas delas, por conta do Water Cooler Customizado, necessitar de um maior conhecimento e habilidades para montar um setup utilizando os mesmos.

Primeiro temos os coolers que fazem a dissipação do calor via ar, conhecidos como Air Coolers. Os Air Coolers são basicamente uma estrutura que conta com um dissipador de calor, uma estrutura de metal e ventoinhas, onde ele vai receber o calor do processador e vai fazer a inserção do ar frio retirando o ar quente para fora.

Fonte: amd.com

Depois o Water Cooler Selado, eles normalmente são mais silenciosos, se esse é um ponto importante pra você, ele se torna uma maior preferência. O Water Cooler Selado te dá a vantagem de fazer uma refrigeração de uma forma líquida utilizando o radiador a bomba e as ventoinhas e você não precisa dispor de uma habilidade extra para a instalação, porém devido ao radiador ele necessita de um maior espaço no gabinete para acoplar e necessita de perfurações específicas, necessitando de um gabinete próprio para utilizar esse tipo de cooler.

Fonte: amd.com

No mercado você pode encontrar diversos modelos de diversos tamanhos, normalmente utilizamos a medida pelo tamanho do radiador com base nas ventoinhas e na quantidade de ventoinhas que ele possui. Um ponto importante é saber também onde as mangueiras da bomba ficarão após serem instaladas, pois dependendo é necessário utilizar memórias RAM low profile, para que não atrapalhe o espaço da instalação. 

Em Air Coolers, também é necessário verificar se a quantidade de repairs e de ventoinhas não irá atrapalhar a instalação das memórias RAM e também o espaço do gabinete, pois quanto mais alto for o sistema em cima do seu processador, mais largo precisa ser seu gabinete.

Quanto mais ventoinhas possuir o seu Air Cooler ou Water Cooler e quanto maior for essa ventoinha, mais eficiente será a refrigeração, e nos casos do Water Cooler também é necessário verificar a eficiência da bomba, pois o fluxo interfere na sua eficiência.

Com essas dicas, você pode fazer uma refrigeração de forma eficiente do seu processador Ryzen, tendo assim o melhor desempenho.

Para quem busca um cooler para seu Ryzen, pode acessar o site da Pichau e desfrutar de inúmeras opções. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x