Quase três anos depois de Elden Ring, a FromSoftware está de volta com uma nova aposta para a franquia: Elden Ring Nightreign. Desta vez, a desenvolvedora traz uma experiência cooperativa. Mas o que exatamente Nightreign traz de novidade? A Pichau Arena trouxe detalhes sobre a trama, a jogabilidade e os principais elementos.
- DOOM: The Dark Ages: Missões, Desafios e Segredos
- Elden Ring ganhará filme em live-action pelas mãos da A24
Qual é a história de Elden Ring Nightreign?
Ao contrário do jogo original, que colocava o jogador na busca do poder e da restauração da Ordem Dourada, Nightreign se passa em Limveld, uma terra esquecida, no qual é corrompida por uma maldição que transformou a própria noite em uma entidade viva e destruidora. Nesse novo cenário, o jogador assume um Nightfarer, se tornando uma uma alma condenada a vagar pelas trevas durante ciclos repetidos de três dias e três noites.
A cada novo ciclo, surge um dos Senhores da Noite, figuras deformadas que manipulam o tempo e o espaço, que conseguem alterar o mundo. O objetivo é sobreviver, derrotar o Senhor escolhido e quebrar o ciclo. No novo título, não se vence o mundo, apenas se sobrevive a ele.
Jogabilidade
Em Elden Ring: Nightreign, até três jogadores podem se unir para explorar as regiões de Limveld. De acordo com o diretor Junya Ishizaki, o jogo apresentará ambientes dinâmicos como florestas, pântanos e vulcões. Uma das principais novidades da estrutura de jogo é a escolha do chefe final, feita pelos jogadores no terceiro dia do ciclo.
Além disso, a progressão foi simplificada em comparação ao jogo original. Os atributos dos personagens agora evoluem de maneira mais ampla, e as relíquias obtidas ao fim de cada missão trarão melhorias permanentes. Cada partida é estruturada em três ciclos diários, com cerca de 15 minutos por dia. Com o passar do tempo, o mapa vai sendo gradualmente restringido.

Já o combate preserva a essência clássica dos jogos da FromSoftware, a movimentação, esquiva e leitura de padrões. No entanto, o título traz novos sistemas voltados ao trabalho em equipe, como a possibilidade de reviver aliados caídos, além de dividir buffs e estratégias cooperativas.
Classes Nightfarer
As classes em Nightreign vão além da escolha de armas ou estilo de combate. Cada uma é um arquétipo com implicações no mundo, nos diálogos e nos caminhos possíveis.
- Wylder: Caçador instintivo. Usa sentidos aguçados para farejar ameaças invisíveis;
- Recluse: Feiticeiro recluso, mestre de magias corrompidas e segredos esquecidos;
- Raider: Guerreiro brutal. Cada inimigo abatido fortalece seus companheiros;
- Ironeye: Atirador paciente, capaz de detectar pontos fracos através da escuridão;
- Guardian: Paladino da luz, suas magias impedem o avanço da noite;
- Executor: Mestre da execução. Seu estilo recompensa a precisão e o risco;
- Duchess: Manipuladora nata. Consegue extrair informações raras dos poucos NPCs que restam;
- Revenant: Entidade sem alma. Invoca espectros e absorve habilidades dos mortos.
Lançamento
Elden Ring: Nightreign será lançado em 30 de maio, para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. A FromSoftware confirmou que o jogo terá escopo e profundidade próprios, ainda que seja um spin-off, com potencial para dezenas de horas ao longo de múltiplas campanhas.
Vale destacar que não haverá crossplay entre plataformas. Ou seja, jogadores de consoles diferentes não poderão formar grupos.