O profissional de psicologia Iuri Sivinski Petry compartilhou no X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (10), sobre a pesquisa que fez sobre as competências psicológicas no esporte, em específico no TFT (Teamfight Tactics). A redação da Pichau Arena conversou exclusivamente com o autor sobre o trabalho desenvolvido.
- TFT: Desenvolvedores comentam sobre o set mais “ousado e intenso” já criado
- TFT: Pro Player revela como concilia carreira e paternidade
Petry é formado em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-graduação em psicologia do esporte e neurociência pela PUC do Paraná (PUC-PR). O artigo científico sobre as competências no autochess da Riot Games foi publicado em 28 de fevereiro deste ano (2025).
O primeiro artigo científico sobre alto rendimento no TFT
O primeiro artigo científico do mundo de alto rendimento em TFT É BRASILEIRO!
Muito feliz com essa conquista, e esse é só o primeiro passo! Essa pesquisa abre um caminho para:
Recrutamento e seleção
Treinamento e desenvolvimento de habilidades (coachs!)
Avaliação de desempenho pic.twitter.com/kRj9pYlQrU— Psicólogo e-Sportivo (@iurisivinski) March 10, 2025
A escolha do TFT como objeto de estudo se deu porque, para o pesquisador, é “um esporte em […] ascensão”. O ponto principal do psicólogo é utilizar as “competências psicológicas” ou “habilidades psicológicas” da “gestão de competência”, a qual é comum para questões organizacionais.
Da mesma forma como é possível avaliar se um funcionário tem bom rendimento ou se está realizando um bom trabalho, é realizável o uso para qualificar pro players. Para Petry é “a fórmula perfeita” para “avaliar os nossos atletas”.
Escassez de estudos
Enquanto desenvolvia o artigo científico, o psicólogo se viu sem muitas fontes para consultar, pois a maioria dos trabalhos já realizados, tanto nos esportes eletrônicos quanto nas modalidades tradicionais, utilizam “termos generalistas”. O desejo do profissional, no entanto, era poder nomear competências específicas para cada categoria esportiva.
“Só que se eu […] colocar tudo isso como lista de competências psicológicas do alto rendimento para TFT, esses termos [generalistas]. Como que eu diferencio isso para as competências do LOL? […] Como eu diferencio isso para o Counter Strike?” (sic)
— Iuri Sivinski Petry, psicólogo
A pesquisa de Petry propõe um “forma mais inovadora”, na qual é possível descrever as habilidades com “uma frase” e assim classificar “o jogo de uma pessoa”. Após a publicação do artigo, Petry quer “ter uma marca registrada” como psicólogo do TFT e oferecer mais recursos para os atletas terem “método”, “validação” e “base científica”. Para consultar na íntegra o artigo do profissional, acesse aqui.
Obrigado pela publicação, Dory! Excelente redação
Muito obrigada! Obrigada pela entrevista 🙂