Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

TFT: “Fórmula perfeita” para avaliar atletas é proposta por psicólogo

Ferramentas da gestão por competência são propostas para classificar pro players

2

O profissional de psicologia Iuri Sivinski Petry compartilhou no X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (10), sobre a pesquisa que fez sobre as competências psicológicas no esporte, em específico no TFT (Teamfight Tactics). A redação da Pichau Arena conversou exclusivamente com o autor sobre o trabalho desenvolvido.

 

 

Petry é formado em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-graduação em psicologia do esporte e neurociência pela PUC do Paraná (PUC-PR). O artigo científico sobre as competências no autochess da Riot Games foi publicado em 28 de fevereiro deste ano (2025).

 

O primeiro artigo científico sobre alto rendimento no TFT

 

A escolha do TFT como objeto de estudo se deu porque, para o pesquisador, é “um esporte em […] ascensão”. O ponto principal do psicólogo é utilizar as “competências psicológicas” ou “habilidades psicológicas” da “gestão de competência”, a qual é comum para questões organizacionais.

Da mesma forma como é possível avaliar se um funcionário tem bom rendimento ou se está realizando um bom trabalho, é realizável o uso para qualificar pro players. Para Petry é “a fórmula perfeita” para “avaliar os nossos atletas”.

Escassez de estudos

Enquanto desenvolvia o artigo científico, o psicólogo se viu sem muitas fontes para consultar, pois a maioria dos trabalhos já realizados, tanto nos esportes eletrônicos quanto nas modalidades tradicionais, utilizam “termos generalistas”. O desejo do profissional, no entanto, era poder nomear competências específicas para cada categoria esportiva.

“Só que se eu […] colocar tudo isso como lista de competências psicológicas do alto rendimento para TFT, esses termos [generalistas]. Como que eu diferencio isso para as competências do LOL?  […] Como eu diferencio isso para o Counter Strike?” (sic)

Iuri Sivinski Petry, psicólogo

A pesquisa de Petry propõe um “forma mais inovadora”, na qual é possível descrever as habilidades com “uma frase” e assim classificar “o jogo de uma pessoa”. Após a publicação do artigo, Petry quer “ter uma marca registrada” como psicólogo do TFT e oferecer mais recursos para os atletas terem “método”, “validação” e “base científica”. Para consultar na íntegra o artigo do profissional, acesse aqui.

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Iuri Sivinski Petry
Iuri Sivinski Petry
14/03/2025 18:51

Obrigado pela publicação, Dory! Excelente redação

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x