Conforme publicado pelo PassionateGeekz na última quarta-feira (26), rumores recentes indicam que a Valve está desenvolvendo um novo headset de realidade virtual (VR) autônomo, possivelmente chamado “Deckard“, com lançamento previsto para o final de 2025 e preço estimado em US$1.200, quase R$7.000 na cotação atual.
Segundo os boatos, as informações foram divulgadas por fontes confiáveis da indústria, que já acertaram outros palpites anteriormente.
- CS2: Valve lança atualização que mudará o meta do jogo
- Deadlock: quais serão os requisitos para rodar o novo jogo de ação da Valve que combina FPS e MOBA?
Valve ataca novo mercado

O “Deckard” seria o primeiro dispositivo VR autônomo da Valve, não necessitando de conexão a um PC para funcionar.
Além disso, há indícios de que a empresa está desenvolvendo novos controladores, de codinome “Roy”, que podem acompanhar o lançamento do headset. Os controladores teriam botões suficientes para funcionar também como gamepads tradicionais, incluindo D-pad, botões de ombro e botões ABXY.
Valve e a realidade virtual
É válido lembrar que a Valve já possui experiência com realidade virtual, haja vista o lançamento do Valve Index em 2019, um sistema VR de alta qualidade que requer conexão a um PC.
O possível lançamento do “Deckard“, no entanto, representaria um avanço bem considerável, uma vez que a promessa é de oferecer aos usuários uma experiência VR mais acessível e independente de hardware adicional.
Embora a dona da Steam não tenha confirmado oficialmente esses rumores, a comunidade gamer está atenta às possíveis novidades.
Discussões em fóruns online, como o Reddit, têm mostrado bastante o entusiasmo e a expectativa dos usuários em relação ao novo dispositivo. No entanto, até que a Valve faça um anúncio oficial, todas essas informações devem ser tratadas como especulações.