Conforme publicado pelo Taipei Times no último domingo (01), a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), maior fabricante de chips do mundo, está avaliando a construção de uma megafábrica nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
O projeto, ainda em fase preliminar, visa atender à crescente demanda por semicondutores avançados, com foco especial nas aplicações em inteligência artificial (IA). No entanto, a iniciativa enfrenta resistência por parte dos Estados Unidos, que temem impactos nos interesses estratégicos e de segurança nacional do país.
- TSMC desembarca na Europa: novo centro de design de chips será em Munique, saiba mais
- TSMC pode ser proibida de fornecer tecnologia de ponta para outros países, saiba mais
EUA preocupados com segurança e investimentos domésticos

Autoridades americanas expressaram preocupações de que a nova fábrica possa desviar recursos financeiros e humanos do projeto da TSMC em Phoenix, Arizona, considerado essencial para a revitalização da indústria de semicondutores nos EUA.
Além disso, há receios de que a instalação nos EAU possa facilitar o acesso de países como China e Irã a tecnologias sensíveis, dada a localização geopolítica estratégica dos Emirados.
Emirados Árabes buscam se tornar polo tecnológico
Os Emirados Árabes Unidos têm investido pesado para se posicionar como um centro de tecnologia e IA no Oriente Médio. Projetos como o centro de dados Stargate, alimentado por GPUs da NVIDIA, demonstram essa ambição.
A possível instalação da gigante taiwanesa no país reforçaria essa estratégia, apesar dos desafios relacionados à escassez de mão de obra qualificada e à necessidade de infraestrutura adequada para a fabricação de chips.
Futuro incerto depende de negociações com os EUA
Por fim, vale destacar que a decisão final sobre a construção da fábrica nos EAU dependerá das negociações entre a TSMC e o governo dos EUA. A empresa busca equilibrar sua expansão global com os interesses estratégicos americanos, ainda mais considerando os subsídios recebidos através do CHIPS and Science Act.