Conforme publicado pelo Tom’s Hardware nesta quinta-feira (12), a AMD lançou a RX 9070 XT com chips SK Hynix em janeiro de 2025, mas gradualmente passou a usar módulos GDDR6 da Samsung, com o objetivo de melhorar a termodinâmica do sistema. No entanto, alguns resultados tem mostrado um desempenho inferior das novas versões.
- AMD RX 9070 XT é 10 vezes mais popular que antecessoras
- AMD desmente venda de 200 mil GPUs Radeon RX 9070 e 9070 XT
Benchmark revela a queda de desempenho

O canal chinês 51972, analisando cerca de 22 GPUs RX 9070 XT, identificou que os modelos com memória Samsung ficaram cerca de 1 % a 2 % atrás em benchmarks sintéticos, como o 3DMark Speedway, mesmo com frequências de VRAM similares. Além disso, a AMD na China confirmou que a diferença se deve a “timings mais frouxos” nos chips Samsung.
Latência maior e clocks elevados
Os módulos da gigante sul0-coreana exibiram latência de aproximadamente 380 ns, contra 360 ns dos SK Hynix, impactando ligeiramente o desempenho. Interessante notar que mesmo com clocks e consumo de energia mais altos, o desempenho ficou um pouco abaixo dos modelos com memória SK Hynix.
Temperaturas: calor ou alívio?
Em contrapartida, a Samsung provou trazer vantagens térmicas. Proprietários relatam temperaturas de VRAM entre 75 °C e 85 °C, cerca de 10–15 °C abaixo das outras versões, que ultrapassam facilmente os 85 °C em benchmarking pesado. Fóruns como Chiphell e Overclock.net confirmam que os chips Samsung são utilizados especialmente em modelos custom “OC”, por rodarem mais “frios”.
Apesar dessa queda de 1–2 % nos testes sintéticos, a diferença no desempenho em jogos reais será praticamente imperceptível, girando em frações mínimas. Especialistas como o Tom’s Hardware apontam que esse desempenho reduzido tende a não afetar experiências de jogo cotidianas, embora em cenários extremos de benchmarking possa haver delta de 1–2 fps .