Conforme publicado pelo WCCFTech no último domingo (22), os rumores estão fervendo, e ao que tudo indica tanto o PlayStation 6 quanto o próximo Xbox estariam adotando a AMD UDNA, nova arquitetura unificada de GPU destinada a elevar drasticamente a performance gráfica e de inteligência artificial.
- PlayStation revela trechos da gameplay de Death Stranding 2; saiba o que esperar
- Microsoft confirma Xbox na Gamescom 2025
O que é o AMD UDNA?

Segundo vazamentos confiáveis, como os do leaker Kepler_L2 no fórum Neogaf, a UDNA promete 20% mais desempenho por unidade computacional em comparação ao atual RDNA 4.
Além disso, espera-se o dobro de performance em ray tracing e workloads de IA, reduzindo o tempo de renderização desses recursos em até metade.
O que significa para consoles
Esses ganhos não são apenas teóricos: a UDNA estaria projetada para alimentar as GPUs nos chips semi-custom dos consoles, combinando, possivelmente, Zen 6 no lado da CPU e uma NPU dedicada.
A promessa é gameplay em 4K a 120 FPS com ray‑tracing de alta qualidade e IA assistente em tempo real, algo que promete rivalizar diretamente com tecnologias como DLSS da NVIDIA.
A UDNA segue direto a tendência iniciada com RDNA 4 e a parceria “Project Amethyst” entre Sony e AMD, cujo foco é justamente IA gráfica e ray tracing. Com a novidade, ganhos são esperados não só em efeitos de luz e sombras, mas também em upscaling via FSR 4, renderização neural e até geração de frames com AI.
O que esperar
Vale destacar ainda que esses rumores ainda não são oficiais, e até o momento a AMD ou os fabricantes não confirmaram datas de lançamento. No entanto, se os boatos se confirmarem, teremos consoles com grande salto visual e de IA, especialmente em RT e upscaling.
Por fim, é bom lembrar que alguns rumores apontam que o PS6 pode chegar em 2028, seguindo cronograma tradicional da Sony.