Conforme publicado pelo Tom’s Hardware no último domingo (09), uma criadora de conteúdo chinesa, conhecida como Electrolytic Sodium Carbonate (ESC), tem chamado atenção por levar o resfriamento de PCs a um novo nível e integrar um ar-condicionado doméstico de 12.000 BTU ao sistema de refrigeração de um computador.
O aparelho, um Xiaomi KFR-35GW customizado, foi adaptado para funcionar como o radiador externo do resfriamento líquido, garantindo temperaturas muito baixas para os componentes.
- Placa de vídeo NVIDIA: 3 opções em promoção no site da Pichau
- NVIDIA RTX 50 contará com recurso exclusivo, confira
O sistema de resfriamento extremo permitiu que a RTX 4090 operasse a apenas 2ºC em repouso, com um hot spot de 12ºC. Mesmo sob testes de estresse intensos, como FurMark e AIDA System, a temperatura da GPU se manteve em torno de 20ºC, com o hot spot alcançando 36ºC.
Vale destacar que, além da poderosa placa de vídeo da NVIDIA, o setup conta com um processador Intel Core i9-13900K, que também é muito beneficiado pelo ar gelado do ar-condicionado.
Ar-condicionado como parte do PC

Um dos pontos mais impressionantes do projeto é que, apesar da adaptação, ESC manteve a possibilidade de instalar o ar-condicionado na parte externa da casa, garantindo um uso mais prático e sem ocupar tanto espaço interno.
No entanto, a economia de espaço pode ser compensada por um provável aumento na conta de luz, um fator inevitável diante de um sistema de refrigeração desta proporção.
Preparação para a RTX 5090
No mais, é importante ressaltar que o projeto não termina com a RTX 4090. A criadora de conteúdo revelou que a configuração atual é apenas um teste inicial e que a GPU será substituída em breve por uma RTX 5090, acompanhada de um Intel Core i9-14900K.
Para isso, a modder aguarda a chegada do processador e de um waterblock específico para a nova placa de vídeo, o que permitirá explorar ainda mais o potencial desse sistema de refrigeração inovador.