Conforme publicado pelo The Verge nesta quinta-feira (29), a Razer anunciou o lançamento de duas ferramentas baseadas em inteligência artificial voltadas para o desenvolvimento de jogos: o Razer AI QA Copilot e o Razer AI Gamer Copilot. São soluções visam automatizar testes, eliminar bugs e oferecer suporte em tempo real para jogadores e desenvolvedores.
- Conheça o Razer Clio: som surround sem fones, direto do encosto da cadeira
- Primeiras NVIDIA RTX 50 SUPER devem trazer nova configuração de memória, saiba mais
Razer AI QA Copilot: otimizando a garantia de qualidade

O Razer AI QA Copilot é um plugin baseado em nuvem compatível com motores de jogo como Unreal Engine, Unity e engines personalizadas em C++. A novidade automatiza a detecção de bugs, travamentos e problemas de desempenho durante os testes de jogos, gerando relatórios detalhados que incluem informações sobre a natureza do bug, passos para reproduzi-lo e capturas de tela relevantes.
A Razer afirma que essa ferramenta pode aumentar a detecção de bugs em até 25% e reduzir o tempo de testes em até 50%, além de proporcionar economia de custos de até 40% .
A empresa também estabeleceu uma parceria com a Side, uma especialista global em QA, para co-desenvolver recursos avançados de testes, com o objetivo de encurtar os ciclos de desenvolvimento e reduzir o tempo de lançamento no mercado.
Razer AI Gamer Copilot: assistente pessoal para jogadores
O Razer AI Gamer Copilot, anteriormente conhecido como Project AVA, é um assistente de jogo que oferece coaching em tempo real, análises pós-partida e otimizações de hardware. Utilizando análise de visão e outros dados, o recurso fornece recomendações personalizadas para melhorar o desempenho do jogador. O assistente pode ser acessado por meio de sobreposição no jogo, assistente de voz ou chatbox, adaptando-se às preferências do usuário .
Integração com a plataforma Wyvrn
Ambas as ferramentas fazem parte da nova plataforma de desenvolvimento Wyvrn da Razer, que também inclui o próximo sistema Chroma RGB, o plugin THX Spatial Audio Plus para áudio 3D imersivo e o software Sensa HD Haptics para feedback tátil aprimorado.