– Project Amethyst é a parceria técnico-científica Sony + AMD para novos recursos gráficos
– Visa melhorar ray tracing, renderização por IA e eficiência de memória
– Sony sugere que uma nova geração (PS6) chegará “em alguns anos”
Conforme publicado pelo PC Gamer nesta sexta-feira (10), a Sony e a AMD apresentaram hoje detalhes do Project Amethyst, um conjunto de tecnologias gráficas e de IA que os dois grupos definem como “o próximo salto” para gráficos em tempo real, e que, segundo a Sony, deve aparecer num “futuro console” daqui a alguns anos, alimentando a especulação sobre o PlayStation 6.
É importante entender que o Project Amethyst não é (ainda) um console: é uma arquitetura e uma pilha de técnicas que combinam hardware e software para levar o ray tracing, o upscaling e o uso de IA para um novo patamar.
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Principais inovações
Entre as inovações destacadas estão três pilares citados na apresentação:
Radiance Cores – unidades dedicadas a acelerar ray/path-tracing e descarregar parte do trabalho pesado do shader tradicional;
Neural Arrays – blocos de hardware/instruções pensados para inferência de redes neurais no próprio GPU, usados para geração de imagens, reconstrução por IA e renderização temporal;
Universal Compression – técnicas de compressão e fluxo de memória que prometem reduzir o gargalo de sem sacrificar qualidade visual em 4K/6K.
Essas tecnologias, segundo a AMD, foram projetadas para serem úteis tanto em consoles futuros quanto em placas de vídeo de PC.
E o PS6?
Mark Cerny (arquiteto da PlayStation) comentou no vídeo conjunto que uma “próxima geração” virá em alguns anos, frase que reacendeu rumores sobre um PS6 entre 2027–2028. Ainda assim, a Sony deixou claro que muitas das tecnologias do Amethyst estão em estágio de pesquisa e simulação.