– DLSS 4 agora usa modelo Transformer estável
– Melhorias incluem até 50% em ray tracing, latência reduzida a 1 ms na RTX 5090 e economia de VRAM.
– Compatível com todas as GPUs RTX e já presente em diversos jogos com suporte a MFG e Super Resolution.
Conforme publicado pelo Tom’s Hardware nesta quarta-feira (25), a NVIDIA retirou do beta o aguardado modelo Transformer do DLSS, marcando uma transição histórica na tecnologia de upscaling que passa a abandonar as antigas redes CNN (Convolutional Neural Networks).
Desde o anúncio do DLSS 4 na CES 2025, que introduziu o Multi‑Frame Generation (MFG) e melhorias expressivas em Ray Reconstruction, a companhia vinha testando o modelo Transformer em background. Agora, com o lançamento da atualização 310.3.0, o novo modelo chega oficialmente à versão estável, pronto para ser habilitado em jogos e apps compatíveis.
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O modelo Transformer, mais sofisticado, analisa cada pixel com atenção refinada, permitindo reconstrução de imagem com menos artefatos, menos ghosting e detalhes complexos preservados em movimento, um salto qualitativo em comparação com a técnica CNN anterior.
O resultado na prátioca

Internamente, a NVIDIA dobrou o número de parâmetros usados no DLSS 4 e aumentou o rendimento computacional em até 4 vezes, o que se reflete em ganhos de 30–50% na performance de efeitos em ray tracing. Segundo divulgado, na RTX 5090, a latência foi reduzida de 3,25 ms para impressionantes 1 ms.
Outro destaque é que, embora o MFG, capaz de gerar até três quadros por render tradicional, permaneça exclusivo da linha RTX 50, o modelo Transformer está disponível para todas as GPUs RTX (20, 30, 40 e 50), graças à compatibilidade retroativa.
Na prática, isso significa que até proprietários de GPUs antigas já podem aproveitar imagens mais nítidas, movimentos mais naturais e estabilidade visual aprimorada.
Jogos já contam com a tecnologia
Vale destacar que jogos como Eternal Strands, Diablo IV, Stellar Blade e Dune: Awakening já contam com suporte ao DLSS 4 com MFG e, pela via da atualização, também recebem o novo modelo Transformer.
Por fim, a NVIDIA também entregou melhorias na eficiência de memória, com até 400 MB economizados em jogos pesados e ainda introduziu otimizações no app GeForce para jogadores e desenvolvedores.