Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

NVIDIA retira GPU topo de linha do marketplace: SUPER vindo aí?

NVIDIA diz que é questão de estoque, não fim de linha

0

– RTX 5080 e 5090 Founders Edition foram removidas do marketplace oficial da NVIDIA em vários países
– Empresa disse que não descontinuou os modelos, que foram retirados por estarem fora de estoque
– Aumentam especulações sobre refresh “SUPER” ou mudanças na produção

De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware desta segunda-feira (15), nos últimos dias, usuários e outros sites especializados notaram que as versões Founders Edition (FE) das placas GeForce RTX 5080 e RTX 5090 simplesmente desapareceram das vitrines oficiais da NVIDIA em várias regiões, e páginas que antes exibiam os modelos passaram a retornar erro ou a não listar mais os produtos diretamente no marketplace da empresa.

A ausência foi observada em mercados como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França, e rapidamente se transformou em assunto nas comunidades e canais de notícias de hardware, aquecendo os burburinhos sobre uma possível linha SUPER.

A primeira reação da imprensa foi reunir relatos e capturas de tela que mostravam as páginas removidas e especular sobre o motivo: esgotamento de stock, retirada temporária por questões logísticas ou mesmo uma mudança de estratégia comercial, como por exemplo, limitar a venda direta de Founders Edition enquanto se prioriza modelos de parceiros AIB (as fabricantes parceiras).

A ansiedade para linha SUPER

RTX 5090
Imagem: Reprodução/NVIDIA

Alguns veículos também levantaram a possibilidade de que a NVIDIA tenha interrompido temporariamente a produção desses modelos FE, possivelmente preparando um refresh “SUPER” da família RTX 50, com alterações em memória e configurações, em resposta a críticas sobre capacidades de VRAM.

Dada a repercussão, a própria marca acabou emitindo um posicionamento curto, afirmando que as Founders Edition que foram removidas não foram descontinuadas permanentemente, e tratam-se de “produtos de edição limitada” que foram retirados do marketplace por estarem fora de estoque nas regiões consultadas, e a companhia afirma que os modelos retornarão assim que houver disponibilidade.

Ou seja, segundo a empresa, não houve um fim de linha formal, mas sim uma retirada temporária das listagens. Porém, o posicionamento não acabou com as perguntas da comunidade sobre por que justamente os modelos topo (5080 e 5090) foram os que sumiram primeiro.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x