Ainda na CES 2025 (Consumer Eletronics Show), maior feira de tecnologia do mundo, que teve início em Las Vegas na última terça-feira (07) e irá até a próxima sexta-feira (10), a NVIDIA apresentou o Reflex 2, uma evolução importante da tecnologia de redução de latência, agora incorporando o recurso Frame Warp.
A inovação promete diminuir a latência em jogos em até 75%, proporcionando uma experiência mais responsiva para os gamers. Confira abaixo tudo o que se sabe sobre o recurso até o momento!
- Crucial revela inovações em armazenamento e memória na CES 2025
- Acer revela novos notebooks Predator com foco em jogos e IA na CES 2025
Como funciona o NVIDIA Reflex 2 com Frame Warp
O pipeline tradicional de renderização de um jogo envolve várias etapas que introduzem latência, desde a entrada do jogador até a exibição na tela. O Reflex 2, combinado com o Frame Warp, otimiza esse processo ao atualizar o quadro renderizado com base na entrada mais recente do mouse antes de enviá-lo ao monitor.
Os resultados são alcançados deslocando ou distorcendo o quadro existente para refletir a nova posição da câmera, reduzindo assim o tempo entre a ação do jogador e sua visualização no jogo.
Ao aplicar o Frame Warp, podem surgir pequenos espaços na imagem devido à mudança na posição da câmera. Para resolver isso, a NVIDIA desenvolveu um algoritmo de renderização preditiva que utiliza dados de cor e profundidade de quadros anteriores para preencher esses espaços de forma precisa, garantindo uma imagem coesa e sem artefatos visuais.
Impacto nos jogos
De início, a tecnologia estará disponível em dois jogos: “THE FINALS”, da Embark Studios, e “VALORANT”, da Riot Games.
No primeiro dos citados, a implementação do Reflex 2 com Frame Warp demonstrou reduções impressionantes na latência. Sem o Reflex, a latência registrada foi de 56ms em uma GeForce RTX 5070, utilizando configurações máximas em 4K. Com o Reflex Low Latency, o número caiu para 27ms.
Os valores ficam ainda mais chamativos ao ativar o Reflex 2 com Frame Warp, com a latência sendo reduzida para 14 ms, representando uma diminuição total de 75%.
Além disso, em VALORANT, game com gargalo de CPU, o Reflex 2 com Frame Warp alcançou latências médias abaixo de 3ms em uma GeForce RTX 5090, um dos menores valores já medidos em jogos de tiro em primeira pessoa. Por fim, a NVIDIA revelou que o suporte para outras GPUs GeForce RTX será adicionado em atualizações futuras.