Nesta quarta-feira (11), na conferência VivaTech em Paris, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, revelou um projeto pioneiro: a construção da primeira nuvem industrial de IA voltada para ambientes de manufatura, instalada na Alemanha.
Trata-se de um data center especial com foco industrial, equipado com 10 000 GPUs, incluindo sistemas NVIDIA DGX B200 e servidores RTX PRO, com suporte para bibliotecas CUDA‑X, Omniverse e ferramentas de simulação.
- NVIDIA deve baratear RTX 5050: nada de GDDR7 no desktop, confirmam parceiras
- Desempenho de processador da NVIDIA é vazado, conheça o desempenho
O que muda para a indústria automotiva?
Grandes montadoras europeias, como BMW, Mercedes‑Benz, Maserati, Schaeffler e Volvo, já estão testando aplicações como design assistido por inteligência artificial (IA), simulações de engenharia, criação de gêmeos digitais (“digital twins”) e processos logísticos inteligentes . A instalação permitirá acelerar do projeto ao chão de fábrica com maior precisão e eficiência.
O conceito por trás da nuvem de IA industrial
Huang resumiu assim: “cada fabricante precisa de duas fábricas, sendo uma para produzir, outra para gerar inteligência”. A ideia é usar essa nuvem como base para as “gigafactories” de IA, ou seja, instalações massivas de computação, e impulsionar uma nova revolução industrial na Europa .
Por que na Alemanha?
O local foi escolhido estrategicamente em solo alemão, polo histórico de engenharia e indústria avançada. Além de atender ao mercado local, esse centro será um hub para toda a Europa, com capacidade de escalar infraestrutura de IA industrial dez vezes nos próximos dois anos, conforme Huang detalhou .
A parceria com gigantes de software
O projeto integra soluções da Ansys, Cadence e Siemens, que oferecem simulações avançadas apoiadas por IA em áreas como engenharia mecânica, elétrica e robótica, permitindo aos engenheiros testar e otimizar produtos no mundo digital antes de construir os físicos.
Investimento e contexto europeu
Por fim, apesar de o valor total para executar o projeto não ter sido revelado, a Comissão Europeia planeja investimentos de cerca de US$20 bilhões, cerca de R$110 bilhões na cotação atual, em infraestrutura de IA. A iniciativa da NVIDIA vem em um momento certeiro, pois Europa busca autonomia tecnológica, expandindo a capacidade de data centers de IA em dez vezes.