De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware desta segunda-feira (08), boatos sobre uma das próximas placas de vídeo da NVIDIA, a RTX 5050, indicavam que a novidade viria equipada com a ultra rápida memória GDDR7, seguindo outros modelos da série Blackwell. No entanto, parceiros da fabricante confirmam que a versão desktop será equipada apenas com GDDR6, enquanto a variante para laptops deverá, sim, receber GDDR7.
- NVIDIA se sustenta na China enquanto gigantes chinesas ignoram Huawei, entenda motivos
- NVIDIA lança RTX 4040 edição tijolo: a GPU que não faz nada por US$0
O que dizem os rumores

Segundo o site GameGPU, documentos internos enviados aos AIBs (parceiros que fabricam versões customizadas) revelam que a RTX 5050 para desktop adotará 8GB de GDDR6, com produção iniciada pela Samsung e, posteriormente, complementada pela SK Hynix.
Vale destacar que tal postura possivelmente evidencia que a mudança para GDDR7 ficará restrita ao segmento móvel, com as principais hipóteses dizendo que o motivo é a necessidade de se dissipar melhor o calor em laptops.
O TweakTown confirma essa informação, incluindo detalhes adicionais: a RTX 5050 contará com 8GB de GDDR6 (da Samsung e SK Hynix), usando 2560 CUDA cores no chip GB207 Blackwell. Já a versão mobile realmente usará GDDR7, mas será exclusiva. A GPU desktop, apesar de seguir arquitetura de última geração, apostará na confiabilidade e menor custo da geração anterior.
Por que a NVIDIA está fazendo isso?
No mais, o Tom’s Hardware afirma ainda que a escolha por GDDR6 visa reduzir custos, diminuir consumo de energia e evitar gargalos na cadeia de suprimentos, visto que se trata de uma tecnologia madura e amplamente disponível. Além disso, trabalhar com dois fornecedores garante maior estabilidade no fornecimento.
Por fim, vale lembrar que a família RTX 50 (codinome Blackwell) já trouxe várias placas desktop com GDDR7, como RTX 5080, 5070 e 5090, sendo que todas usam memória de altíssima largura de banda (28–32 Gbps). A RTX 5050 quebra esse padrão, adotando o “pé no chão” da GDDR6.