– 15 novos jogos suportados com perfis APO otimizados nas CPUs Intel Arrow Lake, com até 14% de ganho de FPS
– Melhora nos 1% lows, com destaque em Dyson Sphere Program (21%), World of Warships (9%) e Cities: Skylines (5%)
– Recurso exige CPU compatível, DTT atualizado, Windows 11 e APO UI
Conforme publicado pelo Tom’s Hardware no último domingo (07), a Intel lançou o primeiro grande pacote de suporte de 2025 para o Application Performance Optimization (APO), ferramenta que estreou em 2023. Dessa vez, o recurso chega com perfis otimizados para 15 novos jogos, trazendo ganhos de desempenho de até 14% nos modelos Arrow Lake, como o Core Ultra 9 285K.
Entre os títulos contemplados, estão grandes nomes como Metro Exodus: Enhanced Edition, God of War, Cities: Skylines, Dyson Sphere Program, EA Sports FC 24, World of Warships e The Callisto Protocol. O destaque ficou para Metro Exodus: EE, que teve aumento de desempenho de 14%, seguido por Dyson Sphere Program com 11% e Cities: Skylines com 9%; outros ganhos incluem 4% em The Callisto Protocol e Wolfenstein: Youngblood, e 3% em World of Warships.
- NVIDIA tem 94% do mercado de GPUs: AMD luta e Intel some
- ASUS libera DDR5-7200 de fábrica em novas placas 800 para Intel
Além dos FPS médios, os 1% lows, que representam quedas extremas, também apresentaram melhorias consideráveis. Dyson Sphere Program registrou um aumento de 21%, World of Warships de 9%, e Cities: Skylines de 5%, contribuindo para uma experiência de jogo mais fluida.
Contexto técnico e requisitos

O APO atua para melhorar a alocação de threads entre os núcleos de desempenho (P-cores) e eficiência (E-cores) em CPUs híbridas, sobretudo nas linhas Arrow Lake (Core Ultra série 2) e alguns modelos da 14ª geração. Essa otimização vai além de simplesmente desativar os E-cores, criando perfis específicos para cada jogo.
Entretanto, para aproveitar os benefícios do APO, é necessário:
Ter um processador compatível, como os Arrow Lake desktop (285K, 265K, 245K…) ou móveis HX/HXx equivalentes, além de algumas CPUs 14ª geração K-series.
Estar com Intel Dynamic Tuning Technology (DTT) atualizado (versão 11405 ou superior) e habilitado no BIOS.
Windows 11 e drivers atualizados.
Usar a interface Intel APO UI (via Microsoft Store) para ativar/desativar perfis por jogo.
Além disso, no modo “Advanced Mode”, usuários de CPUs de gerações anteriores (12ª, 13ª) podem tentar habilitar o APO manualmente, porém sem garantias de ganhos, e vale alertar que há risco de perda de desempenho.
Perspectivas e foco contínuo da Intel
Apesar dos desafios recentes, como reestruturações e críticas ao desempenho das CPUs Arrow Lake, um engenheiro da Intel no Reddit garantiu que o APO continua ativo e em desenvolvimento, com atualizações trimestrais previstas. O foco agora recai sobre as gerações atuais, enquanto o suporte a chips antigos deve ser limitado.