Conforme publicado pelo VideoCardz na última quinta-feira (22), durante a Computex 2025, a Intel revelou um projeto voltado diretamente para o público gamer: o AI Gaming Coach, uma tecnologia de inteligência artificial ainda em fase de desenvolvimento que promete oferecer assistência personalizada durante partidas de videogame.
Ao contrário de outros lançamentos da marca apresentados na feira, o sistema foi pensado especificamente para jogos, e não apenas como mais uma função genérica de hardware.
- Intel mira 2027 para reverter prejuízos bilionários, entenda detalhes
- Intel Arc Pro B60: vazamento confirma nova placa com ampla memória, confira
Atualização em tempo real
O AI Gaming Coach funciona como um treinador virtual que orienta jogadores em tempo real, oferecendo dicas estratégicas e recomendações conforme o andamento da partida.
A demonstração feita pela Intel foi centrada no game Black Myth: Wukong, no qual o assistente sugeria ações como procurar itens antes de combates importantes ou adaptar táticas para enfrentar chefes.
Entretanto, vale destacar que até o momento a ferramenta não é plug-and-play, uma vez que depende da colaboração de desenvolvedores de jogos para ser integrada a cada título.
Vale destacar ainda que a execução do modelo de IA não se apoia exclusivamente em placas de vídeo dedicadas. Durante o teste, o sistema rodava em uma máquina equipada com uma GPU RTX 5060 para laptops, mas o processamento do AI Gaming Coach foi feito via NPU (Unidade de Processamento Neural) e iGPU (GPU integrada ao processador), aliviando a carga da placa dedicada.
Sendo assim, é possível afirmar também que o lançamento mostra uma nova utilidade para componentes muitas vezes subutilizados em laptops gamers modernos.
Detalhes ainda não foram divulgados
Apesar do potencial, a Intel ainda não divulgou detalhes técnicos do modelo, nem informou quais plataformas serão compatíveis ou os requisitos mínimos para uso. Também não há previsão de lançamento. No momento, o projeto está limitado ao papel de um “coach”, diferente de soluções mais completas como o G-Assist da NVIDIA, que já interage com hardware e faz consultas online.
Por fim, a proposta da azulzinha é clara: oferecer uma experiência de jogo mais inteligente, sem comprometer a imersão ou a performance. O sucesso do AI Gaming Coach, todavia, dependerá, sobretudo, da adesão dos desenvolvedores e do suporte que a empresa conseguir estruturar nos próximos meses.