Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Intel admite erro com Arrow Lake e refresh só em 2026

Intel reconhece falhas e revela aposta em IA e performance com Nova Lake

0

– Intel confirmou que o refresh de Arrow Lake (Core Ultra Series 2) será lançado em 2026, mantendo compatibilidade com o LGA 1851
– Nova Lake, a nova geração (Core Ultra Series 4), chegará no fim de 2026, com até 52 núcleos, LGA 1954 e produção em 18A/TSMC N2
– Intel admitiu falhas com Arrow Lake e deposita esperanças em Nova Lake para recuperar performance e competitividade

De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware desta quarta-feira (10), a Intel confirmou oficialmente o lançamento de uma revisão, ou refresh, da família Arrow Lake (Core Ultra Series 2) em 2026, seguido pela estreia da próxima geração Nova Lake apenas no final de 2026, estendendo até 2027.

Durante a conferência de tecnologia com o Goldman Sachs, o vice-presidente corporativo de Relações com Investidores da azulzinha, John Pitzer, declarou:

“Temos alguns buracos que precisamos fechar no desktop… teremos um refresh de Arrow Lake no próximo ano… e então vamos concluir com Nova Lake quando lançarmos no fim do ano que vem, indo até 2027.” 

Previsto para o início de 2026, o refresh manterá a compatibilidade com o soquete LGA 1851 usado pelos modelos Arrow Lake atuais. A expectativa é de melhorias modestas, com maiores frequências de clock, ajustes de limites de energia e possíveis otimizações na RAM ou IA incorporada.

Portanto, não são esperadas grandes mudanças de arquitetura ou número de núcleos, haja vista que o principal objetivo é preencher uma lacuna temporária enquanto a nova geração não chega.

Nova Lake: aposta para virar o jogo

Como citado, a verdadeira nova geração, Nova Lake, deverá ser lançada no final de 2026, com parte dos modelos chegando até 2027. A novidade será compatível com o novíssimo LGA 1954, exigindo plataformas de placa-mãe diferentes.

Vale destacar que a linha deve vir com até 52 núcleos (por exemplo, 16 de performance, 32 de eficiência, e 4 low-power), além de produção no avançado nó 18A, com possíveis complementos da tecnologia TSMC N2.

No mais, a Intel já está preparando suporte para Nova Lake no Linux, incluindo uma nova classificação “Family 18” no kernel, evidenciando um preparo antecipado para adoção de drivers e compatibilidade.

Relatórios indicam ainda que os chips Nova Lake-S já foram tape-out na TSMC N2, sugerindo um início de produção híbrido e reforçando a expectativa de desempenho até 25% mais rápido e 36% mais eficiente que Arrow Lake.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x