– Suporte a resoluções e taxas de atualização extremas
– Novo cabo Ultra96 certificado
– Avanços em sincronização e áudio
Conforme publicado pelo WCCFTech nesta quarta-feira (25), a especificação HDMI 2.2 foi finalmente lançada, duplicando a largura de banda para 96 Gbps. Com isso, o novo padrão traz suporte oficial para resoluções esmagadoras e taxas de atualização incríveis. Confira mais detalhes na matéria abaixo!
- China quer acabar com HDMI e bagunça no setup criando um cabo só para tudo
- Gigante do armazenamento perde processo bilionário, mas escapa da multa: entenda
A nova tecnologia suporta 4K a até 480 Hz, 8K a até 240 Hz, 10K a até 120 Hz, além de 16K a 60 Hz. Além disso, leva também vídeo sem compressão em 8K@60 Hz e 4K@240 Hz com cores completas (4:4:4), em 10‑bit e 12‑bit.
A novidade do cabo “Ultra96”

Para atingir essa performance, chega o novo cabo HDMI rotulado como Ultra96, certificado para operar com taxas de 64 Gbps, 80 Gbps ou o novo teto de 96 Gbps. O selo Ultra96 garante que o cabo realmente suporta o padrão HDMI 2.2 e não depende apenas da porta ou versão do dispositivo.
O cabo mantém retrocompatibilidade total com padrões anteriores (como HDMI 2.1), caindo à menor velocidade suportada na ausência de portas compatíveis.
Vale ressaltar que isso ajuda a evitar confusão com os cabos antigos, como os já existentes e populares Standard, High Speed, Premium High Speed, e Ultra High Speed, que nem sempre deixam claro sua capacidade.
Benefícios além da resolução
O HDMI 2.2 não se limita a alta resolução e refresco extremo, pois foram introduzidas duas melhorias fundamentais, como o Protocol LIP (Latency Indication Protocol), que resolve problemas de sincronização em configurações complexas, como soundbars ou receivers, oferecendo sincronismo aprimorado.
Além disso, foram implementadas também melhorias em eARC, VRR e ALLM, herdadas e otimizadas do HDMI 2.1, que são responsáveis por beneficiar jogos, home theater e realidade estendida.
Por que isso importa?
Embora, no presente, pouco hardware e conteúdo aproveitem todo o potencial do HDMI 2.1, imagine então o 2.2, o que significa que o novo padrão já se posiciona como solução pronta para o futuro.
No mais, a novidade oferece à indústria segurança de que, quando chegarem TVs 16K, projetores ultra-high refresh e setups profissionais com realidade aumentada ou médica, a infraestrutura estará preparada.
Para consumidores casuais, o momento não é de pressa: TVs 8K ainda são raras, 16K é quase inexistente, e cabos Ultra96 só devem surgir no mercado nos próximos meses.