– Google migrando da Samsung para a TSMC para produzir o Tensor G5 no processo 3 nm N3P, com maior performance e eficiência energética
– Empresa adota N3P antes da Apple, aproveitando a variante de 3 nm mais avançada da TSMC, com ganhos de ~5% em velocidade ou ~10% de economia energética
– Parceria de longo prazo com a TSMC, garantindo produção de future Tensor até o Pixel 14 com tecnologia de ponta
Conforme publicado pelo Tom’s Hardware hoje, quinta-feira (21), a Google deu um passo estratégico de peso ao trocar a Samsung pela TSMC como fabricante dos chips Tensor, se antecipando à Apple na adoção do avançado processo de 3 nm N3P.
Essa mudança chega com o lançamento do Tensor G5, que equipa o Pixel 10, marcando uma virada bem impactante na abordagem da empresa em termos de performance e eficiência energética.
- Apple, Google e NVIDIA podem formar aliança para salvar Intel
- Apple usa IA para criar chips mais rápido: nova era no design de silício
Vale lembrar que a Samsung foi responsável pelos chipsets Tensor até a geração G4, mas enfrentou sérios problemas de rendimento (yield) no processo de 3 nm baseado em GAAFET, estimado em cerca de apenas 50%, segundo fontes do Digitimes.
Em contraste, a TSMC já apresenta rendimentos superiores a 90% em processos de 3 nm, além de oferecer melhor estabilidade e eficiência, o que torna a transição não apenas desejável, mas praticamente inevitável para a Google manter a competitividade dos Pixels.
N3P: um salto tecnológico antecipado

A Google já se antecipou ao mercado ao adotar o processo N3P, a variante aprimorada da linha 3 nm da TSMC, antes mesmo da Apple, que é considerada cliente alfa da gigante taiwanesa, utilizá-lo nos futuros A-series . O N3P oferece cerca de 5% a mais de velocidade ou 5–10% a menos de consumo de energia em relação ao N3E, além de maior densidade de transistores.
Parceria a longo prazo e perspectivas futuras
As mesmas fontes citadas anteriormente indicam que a Google selou um acordo com a TSMC com duração estimada de 3 a 5 anos, que permitirá que as futuras gerações de Tensor, incluindo as que equiparão até o Pixel 14, sejam produzidas com tecnologia de ponta . Agora, a dona do principal buscador do Ocidente alinha os dispositivos Pixel com os principais concorrentes do mercado, incluindo Apple, Qualcomm e MediaTek.