– FSR 4 modificado (modo INT8) está funcionando em RX 6800 XT (RDNA 2), com ganhos visuais perceptíveis frente ao FSR 3
– Performance cai entre 10% e 20% em cenários pesados ou resoluções altas
– Ativar exige driver antigo (23.9.1), modação de DLLs ou uso de ferramentas externas
Segundo uma publicação do WCCFTech da última segunda-feira (22), com o vazamento acidental do código-fonte do FSR 4 da AMD, entusiastas conseguiram ativar a nova versão do FidelityFX Super Resolution em placas que oficialmente não tinham suporte, incluindo a Radeon RX 6800 XT, baseada na arquitetura RDNA 2.
A adaptação envolve o uso de modos de upscaling alternativos, uma versão INT8 do FSR 4 em lugar da versão FP8 projetada para as GPUs mais modernas, além de modificação de DLLs ou uso de ferramentas de terceiros como o OptiScaler.
- Três novos AMD Ryzen 9000 revelados: o que mudou?
- AMD RX 7700 chega para dominar em 1440p; conheça a placa
Nos testes realizados, a qualidade de imagem obtida com FSR 4 ativado mostra ganhos perceptíveis sobre o FSR 3, principalmente em detalhes finos como folhagens, reflexos, hologramas, partículas ou efeitos de pós-processamento que “tremem” ou ficam menos nítidos com upscaling anterior.
Por exemplo, em Cyberpunk 2077 rodando em 1440p no modo “Ultra”, um usuário observou que com FSR 3 a taxa de quadros ficava acima de 110 FPS, enquanto com FSR 4 esse valor caiu para cerca de 100-107 FPS. Ou seja: há melhora visual, mas um custo de desempenho.
Queda não segue padrão
Quanto a essa queda de desempenho, os números variam, visto que em GPUs da mesma geração RDNA 2 (como a 6800 XT), a perda pode ser de 10 a 20% de FPS em jogos pesados ou com efeitos exigentes. Em placas RDNA 3 esse impacto costuma ser menor (na faixa de 7-10%), e nas RDNA 4 (como a RX 9000) o ideal é que haja suporte nativo, resultando em perdas muito menores (cerca de 2-4%).
Para ativar o FSR 4 em uma RX 6800 XT, o procedimento geral adotado por usuários é o seguinte:
Obter driver AMD Radeon Software versão 23.9.1, pois versões mais recentes quebram compatibilidade com essa solução de “mod”
Usar a versão vazada do FSR SDK (Software Development Kit), compilando a DLL do FSR 4 no modo INT8
Copiar os arquivos da DLL compilada para a pasta do jogo, substituindo as antigas do FSR / loaders correspondentes
Iniciar o jogo, ativar o upscaling FSR e verificar se o FSR 4 está efetivamente rodando (às vezes aparece como FSR 3.x, mas se os passos foram seguidos, é possível que esteja rodando o FSR 4)
Nem tudo são flores
Há, porém, riscos e pontos negativos importantes, visto que o uso de mod pode entrar em conflito com anti-cheat de alguns jogos, além de drivers mais recentes podem não funcionar ou até causar instabilidade e alguns efeitos visuais (como “ghosting”, artefatos em destaques brilhantes, ou imperfeições em bordas finas) ainda aparecem em hardware que não tem suporte nativo.