Ícone do site Pichau Arena

Estudo diz que SSDs falham menos que HDs

SSDs

Imagem: Hardware.com.br

A Backblaze é uma das pioneiras no ramo do armazenamento em nuvem, e no dia 04 de maio a companhia publicou dados referentes a erros em sua análise de confiabilidade. Pela primeira vez, foram incluídas informações de SSDs no estudo. Há dois anos, a empresa adotou o uso de SSDs como drives de inicialização, e isso ocorreu pois foram encontrados modelos de 200GB por US$ 50, valor semelhante ao pago em HDs de 500GB.

Desta forma, tornou-se possível que a empresa contabilizasse as taxas de erros de HDs e SSDs realizando o mesmo propósito, o de ser um drive de inicialização. Ao todo, eram 1.518 SSDs usados entre os dias 01 de janeiro e 31 de março, e apenas dois deles falharam durante esse período, uma taxa de erro anual de apenas 0,58%. Enquanto isso, no mesmo espaço de tempo, dos 1.669 HDs, 44 falharam, o que representa uma taxa de 10.56%.

Todavia, a própria Backblaze afirmou que a idade do drive foi ignorada no estudo: “Se focarmos na idade de cada um dos modelos, encontramos falhas na suposição de que drives SSD são melhores.

Na pesquisa, os SSDs tinham, em média, 12,7 meses. Já os HDs possuíam uma média de 49,6 meses. Obviamente, essa grande disparidade pode ter uma grande influência nas taxas de erros dos modelos.

Basicamente as idades do SSD e HD não se sobrepõem muito, e usualmente as taxas de erro aumentam com o avanço da idade dos drives. Essas duas considerações mostram que a conclusão de que SSDs falham menos do que HDs não é tão evidente assim“, completou a Backblaze.

Por fim, a Backblaze afirma que ainda não está satisfeita com a pesquisa, e planeja continuar analisando individualmente cada uma das opções de armazenamento, e os resultados continuarão sendo publicados continuamente.

Confira também: Primeira Memória Da Kingston No Padrão DDR5 Chegará No Terceiro Trimestre

0 0 votes
Article Rating
Sair da versão mobile