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Elon Musk anuncia estúdio de games fotorrealistas com IA, entenda

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Na última quarta-feira (19), Elon Musk, conhecido por suas inovações em empresas como Tesla e SpaceX, revelou planos ambiciosos para o setor de entretenimento digital.

Através da startup de inteligência artificial fundada pelo próprio executivo, a xAI, Musk anunciou a criação de um estúdio dedicado ao desenvolvimento de jogos eletrônicos com gráficos fotorrealistas, utilizando a avançada tecnologia do modelo de linguagem Grok-3.

A visão de Musk para a indústria de games

Em uma publicação na plataforma X (antigo Twitter), Musk expressou sua insatisfação com o estado atual da indústria de jogos, afirmando que muitos estúdios pertencem a grandes corporações e sugerindo que isso limita a inovação e a criatividade.

O empresário destacou seu interesse em estabelecer um estúdio de jogos baseado em IA para “tornar os games grandiosos novamente”.

Grok-3: o motor por trás da inovação

O Grok-3 é um modelo de inteligência artificial que supera seus predecessores em capacidade computacional e habilidades de raciocínio avançado.

Com mais de dez vezes o poder de processamento do Grok-2, o Grok-3 foi projetado para lidar com tarefas complexas, decompondo-as em etapas menores para uma resolução mais eficaz.

Além disso, oferece modos como “Think”, que exibe o raciocínio passo a passo, e “Big Brain”, destinado a tarefas mais exigentes.

Integração da IA no desenvolvimento de jogos

Vale destacar também que a iniciativa de Musk não é isolada: a indústria de jogos tem explorado cada vez mais o uso de IA para aprimorar o desenvolvimento e a experiência dos usuários.

Empresas como a Capcom já colaboram com o Google Cloud para incorporar IA generativa na criação de elementos de fundo em seus jogos, demonstrando uma tendência crescente de integração entre tecnologia avançada e design de jogos.

Desafios e expectativas

Por fim, embora a promessa de jogos com gráficos fotorrealistas seja empolgante, a concretização dessa visão enfrenta desafios bem grandes.

Para que se tenha ideia, até o momento, os exemplos apresentados ao público são protótipos simples em 2D, indicando que há um longo caminho a percorrer para alcançar o nível de realismo almejado.

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