Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Tudo que você precisa saber sobre o Ray Tracing

Ray Tracing, a forma correta de fazer vários efeitos que esta revolucionando a industria de GAMES

1

Sem duvidas o Ray Tracing é o assunto do momento no universo GAMER Master Race, existe os que são contra e os a favor da tecnologia, mas o que a maioria não sabe é: o que é o tal do Ray Tracing. É isso o que vamos explicar hoje.

Primeiramente o que o Google nos diz: Ray tracing é um algoritmo de computação gráfica usado para síntese de imagens tridimensionais. O método utilizado pelo algoritmo chamado Ray Tracing, baseia-se na simulação do trajecto que os raios de luz percorreriam no mundo real, mas, neste caso, de trás para a frente.

É isso mesmo, mas dá para deixar mais fácil isso

Antes de tudo me deixe quebrar algumas ideias. O Ray Tracing, NÃO é da NVIDIA e ele também não surgiu somente agora com os GAMES, o traçado de raios é uma tecnologia que já vem sendo implementada a anos na indústria 3D, animações e filmes.

O Ray Tracing é a forma correta de fazer vários efeitos: sombras, reflexos e iluminação. Era um sonho antigo de todos na indústria poder fazer isso em tempo real. Gerar interações realísticas que interagem com o personagem de maneira natural e não seguindo um “roteiro” de como a luz deve fazer quando você abrir a porta e entrar na sala. Agora podemos dizer que isso é possível, graças às RTX de certa forma.

O impossível em computadores domésticos, agora é realidade

O porém é que, assim como todo efeito que você adiciona, é mais trabalho para sua GPU. Então sempre vai pesar a mais. Antes era simplesmente inviável, agora com RTX é possível já se utilizar dos recursos da tecnologia Ray Tracing.

De fato, com RT Cores, o traçado de raios em sí, que antes era proibitivo, agora é trivial. A questão é o que você faz com os raios, o shading, que recai sobre os núcleos tradicionais. Pois tudo isso vai impactar além de visualmente como peso adicional para sua Placa de Vídeo processar.

Para combater esse impacto a NVIDIA criou o DLSS, justamente para você não ter que fazer essas escolhas (Ultra/RT OFF vs Médio/RT ON, por exemplo).

Inicialmente os resultados não eram ideais, mas ele foi sendo melhorado com o tempo. Tanto em qualidade de imagem, quanto no ganho de desempenho que ele oferece.

A realidade de HOJE e de todos os próximos jogos com Ray Tracing é o que se vê no Wolfenstein Youngblood, que traz a versão mais recente do DLSS. Que pode MELHORAR a qualidade de imagem e ainda oferecer um bom boost no desempenho.

Ou até mais do que DOBRAR a taxa de FPS com uma ligeira redução na qualidade da imagem. É tudo uma escolha sua!

Então agora desempenho deixa de ser uma preocupação, o que deixa os desenvolvedores livres para poderem realizar sua visão para os jogos.

Quanto à popularização do Ray Tracing, o fato de ambas a plataformas de consoles já terem confirmado que trarão suporte e aceleração de hardware são a maior validação de que o Ray Tracing vai se tornar a forma padrão de criar alguns efeitos em jogos e a NVIDIA acertou em apostar na tecnologia.

Alguns rumores inclusive apontam que a AMD e até a Intel oferecerão suporte a Ray Tracing já na próxima geração. Então não será mais uma questão de oferecer ou não o suporte, mas de quem faz a melhor GPU que vai rodar Ray Tracing.

Ou até mesmo como vai fazer! A NVIDIA utilizou o DLSS tecnologia própria com inteligência artificial para aliviar o impacto e trazer ainda qualidade aos jogos. Vai caber de cada marca trazer as suas artimanhas para lidar com a tecnologia nova.

E lembrando que o Ray Tracing como existe hoje NÃO é uma tecnologia proprietária da NVIDIA, seu suporte é feito através de APIs padrão da indústria, como DXR e VKRay. Qualquer fabricante pode suportar, e quando o fizer poderá rodar os jogos que já existem.

A questão é que a NVIDIA lançou primeiro, então é por isso que o foco está todo sobre ela quando se fala nessa tecnologia. Alem de ter uma vantagem grande em cima da concorrente visto que quando a AMD lançar a sua Placa de Vídeo com suporte a Ray Tracing a NVIDIA vai estar lançando sua segunda geração e otimizando ainda mais o desempenho, com uma experiencia já de tecnologia embarcada.


O que eu preciso para rodar Ray Tracing

Para você utilizar essa tecnologia você precisa de jogos que tragam embarcados Ray Tracing ou DLSS (Deep learning super sampling). Alem disso é necessário uma Placa de Vídeo capaz de entregar o processado mento desses efeitos da maneira mais correta, a lista atual de placas compatíveis é essa:

  • = High: Efeitos RT complexos, Múltiplos efeitos RT e Alta contagem de raios, maior desempenho.
  • = Low: Efeitos RT Básicos, Baixa contagem de raios, menor desempenho.

Hoje com uma NVIDIA Geforce RTX 2060 de 6GB você já pode experimentar o universo Ray Tracing a 60 FPS em diversos GAMES do mercado.


Jogos com Ray Tracing

Para você que ficou interessado na tecnologia estou deixando esse link especial com mais informações. Agora que você já sabe tudo sobre Ray Trancing, se liga na lista de GAMES que já podem ser jogados ou que vão ter suporte a essa tecnologia:

Jogos com Ray Tracing para jogar agora:

  • – Battlefield V
  • – Metro Exodus
  • – Shadow of the Tomb Raider
  • – Quake II RTX
  • – Control
  • – Call of Duty Modern Warfare
  • – Wolfenstein Youngblood
  • – Deliver Us The Moon (indie)
  • – Stay in the Light (indie)
  • – Mechwarrior 5 (já saiu mas sem RT, deve receber um patch em breve)
  • – Minecraft (deve ter um anúncio em breve)

Jogos que estão pra sair e já confirmaram que terão Ray Tracing:

  • – Doom Eternal
  • – Cyberpunk 2077
  • – Watchdogs Legion
  • – Dying Light 2

e diversos outros jogos indie em early access…


Perguntas frequentes sobre Ray Tracing:

 

Minha Placa de Vídeo GTX pode rodar Ray Tracing? Sim e Não! Algumas implementações de Ray Tracing podem até ser rodadas em GTX, mas como o custo de jogar essa carga sobre a GPU é muito Alto seria inviável deixar liberado essa opção, visto que com núcleos dedicados a isso conseguimos uma performance muito mais eficiente.

Placa de Video da AMD é mais rápida que NVIDIA por não ter o Ray Tracing? Isso é errado! o fato da NVIDIA ter o Ray Tracing não exclui o poder da sua GPU muito pelo contrário, ela continua sendo muito boa para tudo com um plus em rodar Ray Tracing que outras Placas de Vídeo como da AMD no momento não tem.

Ligar o Ray Tracing vai fazer eu perder performance? De maneira direta sua performance vai diminuir, mas hoje a própria NVIDIA criou sua tecnologia para compensar essa queda e o resultado foi até melhor, o DLSS conseguiu aumentar o desempenho e melhorar a qualidade.

Uma RTX 2060 já consegue rodar Ray Tracing? Ela é a porta de entrada hoje para o Ray Tracing e sim ela consegue ser competente nisso. Com uma RTX 2060 você já consegue rodar alguns níveis de Ray Tracing na casa dos 60 FPS ou mais em Full HD. Diferentemente do que muitos pensam o Ray Tracing não é apenas 1 opção On/Off ele possui níveis dependendo da implementação em cada GAME.3

Por que o Ray Tracing as vezes fica bom outras não? Essa é uma questão interessante! O Ray Tracing é um pacote adicionado ao GAME e ali a desenvolvedora do GAME pode escolher os recursos que vai utilizar, onde e como vai utilizar eles. Nem sempre a implementação é a melhor ou a que mais lhe agrade, mas é errado achar que esse erro na implementação tem algo a ver com a NVIDIA. Ela não faz o GAME e muitas vezes até tenta ajudar a desenvolvedora a resolver certos problemas.

Espero que tenham gostado, se ajudou você de alguma forma não esqueça de compartilhar! E compartilhe aqui sua experiencia com Ray Trancing ou sua duvida para adicionarmos a matéria.


Agradecimento especial ao Alexandre Ziebert da NVIDIA que colaborou com boa parte do conteúdo dessa matéria.

5 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cláudio
Cláudio
04/03/2020 02:42

O problema é que a AMD não mostrou nada de inovador em suas placas de vídeo; ao contrário da Nvidia que sempre apresenta uma tecnologia nova a cada geração de suas placas de vídeo. Os consolistas estão desesperados!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x