Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

China quer acabar com HDMI e bagunça no setup criando um cabo só para tudo

Novo padrão chinês combina altíssima velocidade com potência para substituir HDMI e DisplayPort

1

De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware do último domingo (06), a China apresentou um novo padrão de comunicação de mídia com fio: o GPMI (General Purpose Media Interface).

Desenvolvido pela Shenzhen 8K UHD Video Industry Cooperation Alliance, uma aliança formada por mais de 50 empresas chinesas, o GPMI surge como uma alternativa aos tradicionais HDMI e DisplayPort, prometendo mais velocidade, mais potência e menos bagunça de cabos.

As vantagens do GPMI

China
Imagem: Reprodução/Hisense

O objetivo principal do GPMI é lidar com as demandas crescentes do conteúdo em 8K e simplificar conexões, permitindo que um único cabo transmita dados e forneça energia. O padrão já chega em duas versões: o GPMI Type-B, com conector proprietário, e o GPMI Type-C, compatível com o popular USB-C.

No mais, o GPMI Type-C oferece até 96 Gbps de largura de banda e entrega 240W de potência: mais que o dobro dos 40 Gbps do USB4 e Thunderbolt 4, mantendo o mesmo nível de energia do USB-C com padrão EPR (Extended Power Range). Já o GPMI Type-B impressiona com até 192 Gbps de banda e 480W de fornecimento de energia, superando amplamente qualquer padrão atual.

PadrãoLargura de bandaFornecimento de energia
GPMI Type-B192 Gbps480W
GPMI Type-C96 Gbps240W
HDMI 2.1 (FRL)48 GbpsNenhum
DisplayPort 2.180 GbpsNenhum
Thunderbolt 440 Gbps100W
USB440 Gbps240W

Além do desempenho bruto, o GPMI traz suporte a controle universal similar ao HDMI-CEC, permitindo o uso de um único controle remoto para dispositivos conectados, o que aponta para setups mais limpos e práticos, principalmente para quem usa notebooks gamers de alto desempenho ou quer montar uma estação de trabalho com mínimo de cabos.

Caso o GPMI consiga ganhar adoção global, ele pode mudar o jogo nos setups domésticos e profissionais, oferecendo uma solução unificada para imagem, dados e energia.

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Antonio Rodrigo
Antonio Rodrigo
08/04/2025 13:36

Tomara que o produto entre com tudo no mercado e dê certo.

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x