A Gigabyte, uma das principais fabricantes de hardware atualmente, revelou na última terça-feira (07), durante a CES 2025 (Consumer Eletronics Show), maior feira de tecnologia do mundo, um total de 30 novas placas de vídeo.
Entretanto, chama atenção o fato de serem exibidos 27 modelos da série NVIDIA GeForce RTX 50, enquanto apenas três variantes da série AMD Radeon RX 9000 foram mostrados.
- CES 2025: Razer apresenta notebook mais fino do mundo, confira
- CES 2025: Asus apresenta linha de PCs baseados em IA, saiba mais
Diversidade na linha RTX 50
A ampla gama de modelos da série RTX 50 abrange desde as GPUs consideradas de entrada dentre os lançamentos até as high-end de alto desempenho, atendendo a diferentes perfis de usuários. As linhas incluem:
- Xtreme Waterforce: Destinada ao segmento premium, com soluções de resfriamento líquido para as RTX 5090 e RTX 5080.
- Master Gaming e Windforce: Oferecem opções com e sem overclock, além de modelos com resfriamento a ar e líquido, abrangendo toda a série RTX 50.
- Eagle: Focada no custo-benefício, disponível para as RTX 5070 Ti e RTX 5070.
Todas as placas vêm equipadas com o novo design de ventiladores Hawk Fan, que promete melhor performance com menor ruído. Além disso, a presença de iluminação RGB varia conforme o modelo, permitindo personalização estética.
Foco limitado na série Radeon RX 9000
Em contraste, a Gigabyte anunciou apenas três modelos para a série AMD Radeon RX 9000. Sendo eles:
- Aorus Radeon RX 9070 XT Elite
- Aorus Radeon RX 9070 XT Gaming OC
- Radeon RX 9070 Gaming OC
Todas estas placas estão previstas para lançamento no final do trimestre, o que mostra uma abordagem bem mais cautelosa da Gigabyte em relação à nova geração de GPUs da AMD. Entretanto, pode ser que mais para frente a marca opte por expandir este ecossistema, por isso a melhor alternativa é aguardar os próximos passos.
Mesmo assim, uma disparidade tão grande no número de modelos lançados para as séries NVIDIA e AMD sugere uma preferência estratégica da Gigabyte pela parceria com a verdinha. Tal decisão pode estar relacionada à demanda do mercado, ao desempenho das GPUs ou a acordos comerciais entre as empresas.
Inovações tecnológicas das RTX 50
As novas placas da série RTX 50 da Gigabyte incorporam memórias GDDR7 com velocidades de até 28 Gbps, proporcionando largura de banda superior às GDDR6X utilizadas nas gerações anteriores. É uma melhoria que resulta em desempenho gráfico aprimorado, principalmente em aplicações que exigem alta taxa de transferência de dados.