– RTX 5090 ROG Matrix com visual retrô-futurista e apenas 1.000 unidades
– Até 800 W via conectores duplos, gerando 10% de ganho de performance
– Refrigeração extrema com quatro ventoinhas, câmara de vapor, metal líquido e PCB de cobre para máximo controle térmico
A ASUS Republic of Gamers (ROG) revelou hoje, terça-feira (19), na Gamescom 2025, a nova ROG Matrix GeForce RTX 5090 30th Anniversary Limited Edition, lançada como uma homenagem aos 30 anos de história das placas de vídeo da marca.
Essa edição comemorativa traz um visual inspirado nas séries clássicas Matrix da ASUS, incorporando um chassi híbrido de cobre e alumínio com acabamento metálico, e uma estética marcante, com o design que inclui um painel circular com efeito “espelho infinito” (infinity mirror) com iluminação Aura Sync que promete um verdadeiro show dentro do gabinete.
- ASUS lança placa-mãe que esconde todos os cabos
- ASUS inventa rota secreta para manter preço baixo: entenda
Tecnologicamente, o modelo se destaca também pela brutal capacidade de overclock. Equipado com quatro ventoinhas Axial-Tech, uma câmara de vapor de cobre, compound de metal líquido, e camadas de 3 oz de cobre no PCB, o sistema de resfriamento atinge máxima eficiência térmica, driblando o calor extremo.
800W de potência
🎉3 DECADES OF ASUS GRAPHICS CARDS!
Let’s celebrate gaming history with an exclusive drop: the ROG Matrix GeForce RTX 5090 – ASUS Graphics Card 30th Anniversary Limited Edition is up for grabs! 👉🏾 https://t.co/ZDreWLdakP
T&Cs apply!#ROGGamescom2025 #ASUSGraphicsCard30 pic.twitter.com/008NmUsgT8
— ROG Global (@ASUS_ROG) August 19, 2025
O grande diferencial técnico fica por conta do modo OC com 800W de alimentação: combinando os conectores 12V-2×6 pinos e o GC-HPWR (ou BTF) disponível em placas-mãe compatíveis, a placa consegue elevar o limite de energia de cerca de 600 W para 800 W, resultando em até 10% de performance extra em relação à RTX 5090 de referência.
Para quem busca o máximo em overclock, a placa também apresenta o recurso Memory Defroster, que facilita a recuperação de freezes de memória durante sessões de overclock extremo com LN2, além de contar com processo de fabricação Auto-Extreme, que prioriza precisão e confiabilidade.
Por fim, é importante destacar que a produção será limitada a mil unidades, e embora ainda não tenha preço divulgado, deve ser que seja uma das edições mais exclusivas, e consequentemente caras, da série ROG.