Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

AMD lança processadores EPYC 4004 com socket AM5

Empresa expande catálogo

0

Na última terça-feira (21), a AMD lançou oficialmente os processadores EPYC 4004. A novidade chega para expandir o catálogo da empresa de opções no socket AM5, e fará parte do grupo junto com os CPUs Ryzen.

Entretanto, existe uma diferença de mercado entre as famílias de chips citadas, sendo que o lançamento chega para ambientes profissionais, como pequenos data centers, enquanto a segunda linha citada é focada nos gamers.

A corporação comandada pela Dra. Lisa Su garante que os EPYC 4004 são superiores aos rivais da Intel, contando com configurações e tecnologias mais recentes, além de desempenho superior.

Um detalhe chama atenção quando as novidades da linha são comparadas com gerações anteriores: os modelos mais recentes contam com especificações mais simples, sendo equipados, inclusive, com menos núcleos.

Ao todo, são oito SKUs sendo lançados, que variam de 4 núcleos e 8 threads até 16 núcleos e 32 threads, números semelhantes ao observado nos Ryzen 8000 para desktop.

Confira na imagem abaixo mais detalhes sobre os processadores AMD EPYC 4004:

AMD
Imagem: Reprodução/AMD

Quando os novos chips do time vermelho são comparados com os Intel Xeon E-2400, lançados no final do ano passado, é possível observar duas vezes mais núcleos para os EPYC, além de um custo por núcleo menor, clock base 42% maior, até 5x mais cache, suporte a memórias DDR5 8% mais rápidas e quantidade máxima de memória 50% maior.

Por fim, a AMD garante ganhos gerais de até 4,7 vezes com seu SKU mais forte em relação ao Xeon E-2488, Já em atividades de mineração de criptomoedas, o 4564P entrega triplo da performance comparado com o mesmo CPU da Intel.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x