– Programador desviou cerca de R$150 mil do servidor
– Fraude envolveu venda irregular de itens e Tibia Coins
– Lord Paulistinha já retomou o controle da base de dados
O PaulistinhaOT, um mais novos servidores de Tibia no Brasil, passou recentemente por um dos maiores golpes da história do jogo. Carlos “Lord Paulistinha” Locatelli (LP), uma verdadeira lenda brasileira no cenário do game e dono do server, esclareceu em uma live no último domingo (2), os problemas financeiros gerados por um dos sócios do projeto.
- Tibia: Brino e Primo Rico revelam desejos de investir em antigo jogo
- Hogwarts Legacy 2 pode ser um MMORPG? entenda
Segundo o próprio LP, Jason — sócio e até então programador — foi contratado por dois anos com salário pago para desenvolver uma base do jogo para o OT, porém, não conseguiu, obrigando o dono prioritário a comprar uma base do zero e, consequentemente, contratar mais três programadores para ajudar no projeto.
Além de adquirir uma base — desta vez, funcional –, Lord Paulistinha ainda assim concedeu 25% do projeto ao “programador”, confiando no trabalho. Vale lembrar também que os outros funcionários contratados não tinham contato direto com o dono, que deixava tudo nas mãos do sócio.
Carlos contou que, descobriu recentemente que o executivo não tinha as habilidades técnicas que afirmava possuir; na realidade, o funcionário nem entendia de programação. Mesmo sendo responsável pelo servidor, se aproveitou da confiança do dono para manipular dados críticos do jogo, criando itens e TIBIA Coins de forma ilícita.
Tais cosméticos foram vendidos fora do servidor, sem qualquer registro nos controles do proprietário inicial, visto que, a base de dados do jogo estava totalmente sob controle de Jason, enquanto Carlos não tinha acesso direto e muito menos a senha.
O alerta veio quando itens de altíssimo nível começaram a aparecer em quantidades muito acima do esperado. Ao ser questionado sobre a legitimidade desses níveis e vendas, o programador não conseguiu dar respostas convincentes, explicando que se tratava apenas de um bug do server que foi aproveitado por jogadores.
Preocupado, Lord Paulistinha entrou em contato com outro desenvolvedor para verificar o servidor e descobriu que Jason não era programador, apenas repassava os erros para outros funcionários resolverem. Ao mesmo tempo que simplesmente roubava dinheiro do server.
A investigação confirmou o tamanho do golpe: o sócio havia desviado mais de R$150 mil, vendendo itens e TIBIA Coins criados fora do controle do PaulistinhaOT. Após a descoberta do desvio, Jason foi desligado imediatamente do servidor. Lord retomou o controle total da base de dados e iniciou medidas para fortalecer a segurança do servidor e evitar novas fraudes.
Quem é Lord Paulistinha, a lenda do Tibia
Recentemente, o brasileiro lançou, no último domingo (2), o seu mais novo projeto: o servidor PaulistinhaOT, global, hospedado no Brasil e rodando na versão 15.12.
Ver essa foto no Instagram
Lord Paulistinha, também conhecido como LP, é uma verdadeira lenda do Tibia. Em Elera, o jogador foi um dos elite knights mais populares, atingindo o nível 467 e se tornando o personagem mais alto do jogo antes de sua exclusão em janeiro de 2010, após ser banido por negociações de contas.