– Nova rodada de demissões pode afetar até 9.120 funcionários
– Reestruturação atinge estúdios como King e ZeniMax
– Apesar dos cortes, cronograma de lançamentos para 2025 segue sem alterações
A especulação sobre mais uma onda de demissões na Microsoft Corporation foi confirmada nesta quarta-feira (2). A gigante de tecnologia deu início a um processo que pode impactar até 9.120 funcionários, como parte de uma reestruturação voltada a garantir um sucesso duradouro.
- Prime Gaming libera mais de 10 jogos gratuitos; confira a lista
- Kojima revela sonho que vai além da Terra; entenda
De acordo com a Bloomberg, a primeira fase das demissões atinge principalmente a King, desenvolvedora de jogos para dispositivos móveis, e a ZeniMax, ambas integradas ao ecossistema Xbox. Cerca de 200 funcionários devem ser desligados nessas unidades, o que representa aproximadamente 10% do quadro dessas empresas.
No total, a reestruturação da Microsoft poderá impactar até 9.120 funcionários, número que corresponde a menos de 4% dos cerca de 228 mil colaboradores da companhia em todo o mundo.

Phil Spencer, chefe da divisão Gaming da Microsoft, enviou um comunicado interno, divulgado pelo Windows Central, esclarecendo o motivo dos cortes, tendo como objetivo preparar a divisão para um sucesso duradouro.
“Para posicionar a divisão Gaming para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas estratégicas de crescimento, encerraremos ou reduziremos o trabalho em determinadas áreas da empresa e seguiremos o exemplo da Microsoft na remoção de níveis de gestão para aumentar a agilidade e a eficácia”, revelou Phil.
Vale destacar que essa não é a primeira vez que a divisão Xbox enfrenta uma onda de demissões. Após a conclusão da aquisição da Activision Blizzard, mais de 1.900 funcionários foram desligados, e outras demissões ocorreram nos meses seguintes.
Mesmo com o cenário de cortes, a Microsoft mantém o cronograma de lançamentos para 2025. O próximo título da Xbox será Grounded 2, sequência do jogo de sobrevivência da Obsidian Entertainment, com lançamento em acesso antecipado marcado para 29 de julho.