– Microsoft fecha o estúdio The Initiative após sete anos de operação
– Perfect Dark e Everwild têm desenvolvimento interrompido
– Reestruturação na empresa afeta 4% dos funcionários
Nesta quarta-feira (2), a Microsoft confirmou o fechamento do estúdio The Initiative, responsável pelo desenvolvimento de Everwild e o remake de Perfect Dark. A decisão faz parte de mais uma rodada de demissões em massa que atinge funcionários em todas as divisões da empresa.
- Microsoft realiza cortes internos que afetam Xbox; entenda
- Prime Gaming libera mais de 10 jogos gratuitos; confira a lista
Fundado em 2018 como um dos estúdios “quadruple-A” da empresa, o principal projeto da desenvolvedora era o retorno da franquia Perfect Dark, produzido em parceria com a Crystal Dynamics, estúdio conhecido por Tomb Raider.
Além de Perfect Dark, o jogo Everwild, da Rare, outro estúdio do ecossistema da Xbox, também teve sua produção interrompida. O título havia sido anunciado em 2019, mas desde então nunca teve muitas atualizações anunciadas.

As informações foram reveladas pelo site Windows Central, que teve acesso a um e-mail interno enviado por Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios. Na mensagem, o profissional afirma que as decisões são parte de um esforço para “ajustar prioridades”.
“Tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, bem como encerrar diversos projetos não anunciados em nosso portfólio. Como parte disso, estamos fechando um de nossos estúdios, o The Initiative”, diz o comunicado.
Ainda segundo o e-mail, as mudanças visam dar “maior foco e clareza” aos times de desenvolvimento, preparando para futuros projetos em um cenário em constante mudança.