– Hideo Kojima diz que quase fez um jogo de Matrix em 1999
– Wachowski teriam indicado o criador à Konami
– Diretor afirma que nunca soube da proposta
Hideo Kojima revelou nesta quarta-feira (29), que quase comandou um jogo inspirado em Matrix no fim dos anos 1990. Segundo o criador de Metal Gear Solid, ele só descobriu recentemente que as irmãs Wachowski teriam o indicado à Konami para liderar o projeto, algo que, até então, jamais havia chegado ao conhecimento do criador japonês.
Em publicação no X (antigo Twitter), Kojima comentou sobre um episódio que veio à tona recentemente. Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente de licenciamento da Konami, revelou que as irmãs Wachowski, criadoras da trilogia Matrix, teriam procurado a empresa em 1999 com o desejo de que o criador japonês liderasse o desenvolvimento de um jogo baseado no universo do filme.
“Fiquei surpreso ao ver nas redes sociais que as irmãs Wachowski haviam me oferecido um projeto de jogo de Matrix em 1999. Em todos esses 26 anos, ninguém nunca me disse que tal conversa havia acontecido”, escreveu. “Na época, éramos fãs mútuos e trocávamos e-mails. Matrix ainda não havia sido lançado no Japão, mas eu já o tinha visto nos EUA e em uma sessão de pré-estreia”, comentou
I was surprised to see on social media that the Wachowski sisters had “offered me a Matrix game project!” back in 1999. In all these 26 years, no one ever told me such a conversation had taken place. At the time, we were mutual fans and exchanged emails. The Matrix hadn’t been… pic.twitter.com/4P10P9eEfT
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) October 29, 2025
Kojima ainda contou que chegou a se reunir com as cineastas e com John Gaeta, supervisor de efeitos visuais do longa, em um encontro informal que durou cerca de uma hora. Segundo ele, em nenhum momento houve menção a um possível projeto durante a conversa.
“Naquela noite, assisti à pré-estreia e à festa, onde também conheci Joel Silver. Mesmo assim, não houve nenhuma menção a uma proposta. Naquela época, eu já estava extremamente ocupado com MGS2 e provavelmente não teria conseguido aceitar a oferta de imediato. Mas se alguém tivesse me dito, talvez houvesse uma maneira de viabilizar”, completou Kojima.
Apesar de Hideo Kojima acreditar que poderia haver uma maneira de viabilizar o projeto, o timing não estava a favor. Em 1999, o diretor estava envolvido na produção de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, título da franquia desenvolvido para o PlayStation 2 e lançado dois anos depois.