– GTA: Vice City roda no navegador em demo técnica
– Projeto não é oficial e usa motor recriado por fãs
– Demo foi removida após DMCA da Take-Two
Jogar Grand Theft Auto: Vice City sem um PlayStation 2, sem instalar o jogo no computador e direto do navegador? Foi exatamente isso que uma demonstração técnica disponibilizada no DOS Zone conseguiu mostrar. Por um curto período, bastava abrir o navegador para dar os primeiros passos em Vice City.
- First Stand 2026: Riot divulga local do torneio em São Paulo
- GTA 6 pode ser adiado novamente? entenda o que está acontecendo
A experiência, no entanto, não era um relançamento oficial da Rockstar Games. O que estava em jogo era uma demo técnica, criada com o objetivo de demonstrar até onde a os navegadores conseguem ir.
O funcionamento dessa demo se baseia no eVC, um motor de jogo recriado pela comunidade a partir de engenharia reversa do Vice City. Com isso, esse motor de código aberto foi compilado em WebAssembly.

No entanto, a progressão do jogo fica bloqueada logo no primeiro checkpoint da história, no Hotel Ocean View. Para avançar além desse ponto, o usuário precisa declarar que possui uma cópia original do jogo e enviar os próprios arquivos, que passam por uma verificação de checksum para confirmar a autenticidade.
O DOS Zone afirma que todo o conteúdo do jogo deve ser fornecido pelo próprio usuário, mas, ainda assim, o projeto pode ser interpretado como um port não oficial totalmente funcional, acessível ao público.
Vale destacar que Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games, já se posicionou contra projetos desse tipo no passado. Não por acaso, a demo do GTA: Vice City acabou sendo removida do site após uma solicitação de DMCA da Take-Two, o que encerrou o acesso.