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Future is Black, um manifesto pela inclusão, representatividade e diversidade nos eSports

A FURIA anunciou na última quarta-feira (11), o lançamento de seu novo uniforme com a identidade visual “Future is Black“, promovendo a inclusão e diversidade na comunidade de eSports. Em uma entrevista exclusiva, Patricia Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da organização, compartilhou a inspiração e a visão por trás do projeto.

O design é uma criação colaborativa dos artistas Jesus Credo e Izzy Credo, os Irmãos Credo, o design se inspira em elementos da cultura africana, apresentando uma base preta acentuada por uma tonalidade dourada. 

O inicio da jornada

Patricia destacou que a camiseta é o resultado de um processo criativo profundamente enraizado na interseccionalidade das pessoas pretas, unindo influências da África e do Brasil.

“A FURIA tem uma equipe que é bem simplificada em pessoas porém a gente começou a idealizar a ideia da ‘Future is Black’, éramos duas mulheres pretas dentro de uma empresa e uma equipe de 10 pessoas pretas dentro de uma empresa apesar das nossas expertise.”

“A gente não tinha esse ar criativo, essa pegada que vem é de dentro de um lugar de interseccionalidade das pessoas pretas. A gente já tinha algumas referências de artistas, que queriamos chamar para colaborar e os Irmãos Credo foram os que mais deram match””

O significado por trás do design

 O design da camiseta incorpora elementos culturais africanos, incluindo também a importância de aprender com a história e moldar um futuro mais inclusivo.

“Quando você olha para a camiseta, é importante entender que quando as panteras se interseccionam, uma olha para trás para entender o movimento que a gente fez até aqui e uma para frente para o futuro.”

Muito mais que uma simples roupa, a camiseta é um símbolo de olhar para o passado para entender o futuro, inspirado no conceito africano de Sankofa.

“A gente tá utilizando como referência Sankofa que é um momento é um modo de pensar africano que fala um pouco sobre é olhar para o passado para entender o futuro e mudar o presente para que esse futuro seja cada vez mais equânime, inclusivo e diverso.”

Promovendo a inclusão, diversidade e a representatividade

Em relação ao cenário de eSports, Patricia enfatizou a importância da inclusão, diversidade e da representatividade. A profisisonal destacou que o setor é frequentemente visto como nichado, com acesso limitado a determinadas comunidades. 

“O cenário de eSports é nichado em que poucas pessoas têm acesso, não são todas as pessoas que conseguem, por exemplo, serem pro-players, criadores de conteúdo de sucesso. Temos que ver esse passado e entender que o futuro não dá para ser assim, precisamos incluir mais pessoas, precisamos de mais representatividade.”

Foto: Reprodução/FURIA

“A nossa camisa, ela é esse movimento social e esse manifesto também institucional em que a gente olha para a cultura da África que foi uma cultura de escravização, foi uma cultura de dor de sofrimento que evoluiu de alguma forma, mas que tem muito para caminhar pra frente ainda e a gente quer trabalhar da mesma forma a partir de agora aqui na FURIA.” completou.

Próximos passos

A “Future is Black” é apenas o primeiro de uma série de produtos que a FURIA planeja lançar. A organização está focada em manter uma equipe de criação 100% preta para desenvolver novos produtos que representem e celebrem a diversidade.

Foto: Rodrigo Ladeira

“A camisa do time é o primeiro de uma série de produtos que a FURIA vem lançando. Tem muita coisa para vir por aí com muita representatividade. A gente está realmente focado em trazer uma equipe 100% preta para trabalhar dentro dessas criações e dos próximos produtos que a gente vai usar e eu acho que vai ficar muito legal.”

Com a “Future is Black”, a FURIA está liderando o caminho em direção a um cenário de eSports mais inclusivo e diversificado. A camiseta não é apenas um símbolo de moda, mas um manifesto para um futuro onde todos têm espaço para brilhar, independentemente de sua origem ou etnia. 

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