Kaffs, ex-técnico da LGD Gaming, fez um forte alerta sobre o cenário competitivo de Dota 2 da América do Sul após a ESIC (Esports Integrity Commission) punir mais dois jogadores, um deles pela vida toda, nesta quinta-feira (10). Anteriormente, antes do The International 2026, o atleta Santiago “TaiLung” Agüero (ex-LGD) também sofreu uma sanção.
Leia mais
- Dota 2: The International 2026 garante primeiro tricampeão mundial
- EWC divulga datas das modalidades da edição de 2026; Confira
Em carta aberta à comunidade, o brasileiro afirmou que o a manipulação de resultados “está matando nossa região” e pediu uma mobilização para combater o problema.
Na publicação, o treinador afirmou que a situação é “muito pior” do que a comunidade imagina e fez uma série de críticas à presença da manipulação de partidas no cenário sul-americano. Kaffs também alegou que mais da metade das equipes presentes nos playoffs de qualificatórias da região teria pelo menos um jogador envolvido com match fixing.
O brasileiro também falou sobre o impacto da prática nos novos talentos da região. Segundo Kaffs, jovens jogadores podem ser expostos a pessoas envolvidas com manipulação de partidas ainda em equipes de Tier 3, ficando marcados pelo restante da carreira caso se envolvam nos esquemas.
Para finalizar, o técnico destacou jogadores como Wits, Elmisho e Scofield, que, segundo ele, mantiveram seus princípios diante dos problemas envolvendo a PlayTime. O treinador também elogiou Astini pelo trabalho realizado para tentar combater a situação na região.
BANIMENTO DOS JOGADORES DE DOTA 2
A ESIC concluiu a investigação sobre integrantes da equipe PTime/PlayTime durante a Esports World Cup 2026 (EWC 2026) e aplicou banimentos a dois participantes. Juan “Vintage” Angulo recebeu suspensão vitalícia, enquanto Oswaldo “DarkMago” Herrera foi banido por cinco anos.
As punições substituem as suspensões provisórias aplicadas anteriormente e já estão em vigor. Vintage está inelegível desde 14 de julho de 2026, enquanto a suspensão de DarkMago vai até 13 de julho de 2031, com o período das medidas provisórias já contabilizado. Ambos ainda podem recorrer ao International Games and Esports Tribunal (IGET).
Comunicado do kaffs
Carta abierta a la comunidad de Dota 2 de Sudamérica:
Ahora que concluyó la primera ronda de investigaciones y Vintage/DarkMago están oficialmente baneados, siento que es el momento indicado para tener una conversación honesta. Sé que soy un pedazo de mierda brasileño (como…
— kaffs (@kaffurtado) September 10, 2026
Caso Vintage
A ESIC considerou comprovadas todas as seis acusações contra Vintage. Entre as conclusões, a entidade afirmou que o jogador participou de um acordo para que a PTime/PlayTime perdesse por 2×0 para a Team Liquid, além de ter concordado em receber uma recompensa financeira relacionada à manipulação e facilitado o envolvimento de outro participante.
Também foram comprovadas violações relacionadas à falta de comunicação de informações sobre a abordagem, desonestidade, falhas de integridade e falta de cooperação completa com a investigação. A ESIC ressaltou que o resultado de 0x2 não chegou a ser concretizado e que não foi comprovado o pagamento efetivo a Vintage, mas as circunstâncias não impediram a responsabilização pelas infrações.
Caso DarkMago
No caso de DarkMago, a conclusão da ESIC foi diferente. A entidade afirmou que o jogador teve contato direto com uma conversa sobre manipulação de partidas e posteriormente tomou conhecimento de comunicações que indicavam uma conduta corrupta, mas não realizou as denúncias exigidas pelas regras de integridade.
A ESIC não manteve, na decisão final, as acusações alternativas de participação ativa na manipulação ou de recebimento de recompensa contra DarkMago. O banimento de cinco anos, portanto, está relacionado às falhas de comunicação e às obrigações de integridade.
The Esports Integrity Commission (ESIC) has concluded its investigation and disciplinary proceedings concerning participants associated with the PTime / PlayTime Dota 2 team at the Esports World Cup 2026 (EWC26).
ESIC has imposed a lifetime ban on Juan “Vintage” Angulo and… pic.twitter.com/kCHsmnrbVh
— ESIC (@ESIC_Official) September 10, 2026


